segunda-feira, maio 20, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioEducaçãoEstudantes do Instituto Federal Sul de Minas conhecem instalações da Alcoa Poços

Estudantes do Instituto Federal Sul de Minas conhecem instalações da Alcoa Poços

Profissionais da empresa guiaram visita pela Fábrica e Parque Ambiental

A cada mês Alcoa Poços de Caldas abre as portas para receber moradores, instituições e outros públicos de comunidades da região. Nesta quarta-feira, 16 de agosto, foi a vez dos estudantes do 2º ao 6º período dos cursos superior e técnico de Administração do Instituto Federal (IF) Sul de Minas participarem do Alcoa de Portas Abertas.

A visita teve início com um café da manhã de boas-vindas, onde 18 estudantes, acompanhados dos professores Sérgio Pedini e Sylvana Almeida, receberam orientações de segurança e conheceram detalhes sobre os processos de mineração e os produtos da companhia. Neste momento, o grupo também aprendeu mais sobre as ações do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation com as comunidades.

Da recepção seguiram para um tour na Fábrica, passando pelas áreas de Refinaria, Metal, Filtro Prensa e de Resíduos de Bauxita (ARBs), guiados(as) pelos profissionais Rodrigo Acúrcio, engenheiro de Processo da Refinaria; Giovana Thimoteo, estagiária de Relações Externas e Comunicação, e Elivelton Ferraz, analista de Comunicação Interna.

Sérgio Pedini, professor de Administração do IF Sul de Minas, reforçou a importância da visita para a vida profissional dos(as) acadêmicos(as). “Há uma necessidade de aproximação com as empresas, não só através de estágios, mas também de modo institucional. Conseguimos ver vários processos da Alcoa, como o destino de resíduos e a recuperação de áreas mineradas”.

Já o período da tarde foi destinado à educação ambiental com uma visita ao Parque Ambiental, onde o grupo fez uma trilha e conheceu o viveiro de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Para David da Silva, aluno do 6º período, a oportunidade superou expectativas. “Consegui esclarecer muitas dúvidas sobre o processo e todo cuidado social e comunitário. Essa visita me ensinou muito sobre gestão, organização e processos”, finaliza.

Sobre a Alcoa Poços de Caldas

A unidade de Poços de Caldas é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, em 1965. Com 1.200 colaboradores (diretos e indiretos), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio. Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de

alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource. Conforme a estratégia de mineração de baixo impacto da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo. Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalada a primeira planta de filtração da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo. Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 30 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes