quinta-feira, maio 9, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioRegiãoInstituto Alcoa investe mais de meio milhão de reais em projetos sociais...

Instituto Alcoa investe mais de meio milhão de reais em projetos sociais da região

Instituições de Poços de Caldas e Divinolândia (SP) foram contempladas

O Instituto Alcoa (IA) divulgou, em 25 de agosto de 2023, o resultado do edital de investimentos do Programa de Apoio a Projetos Locais, cujo objetivo é contribuir para a promoção coletiva à educação e ao desenvolvimento de territórios de atuação da Alcoa em Poços de Caldas, Juruti (PA) e São Luís (MA). Na região da Alcoa Poços de Caldas foram selecionados seis projetos, sendo cinco de Poços e um de Divinolândia (SP), totalizando investimento de R$557 mil.

“Trabalhamos para catalisar mudanças nos territórios por meio do investimento em projetos de Educação e de Geração de Trabalho e Renda, construindo relações de confiança e gerando parcerias com organizações da sociedade civil e com as comunidades dos territórios em que atuamos. Entendemos que o real impacto só acontecerá com uma atuação conjunta, colaborativa e participativa – premissas que norteiam a concepção do Programa de Apoio a Projetos Locais” explica Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa.

Serão contemplados projetos por meio de edital das instituições: Associação dos Catadores e Separadores de Materiais Recicláveis de Poços de Caldas (ASSOSUL), Associação Instituto Benetti, Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas (ADEFIP) e Fundação Gota de Leite de Assistência à Criança (Fungotac).

“O apoio do IA para o projeto Cidadão do Amanhã – Formar para Transformar – irá possibilitar o atendimento a 40 jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. Os participantes vão passar menos tempo nas ruas, podendo desenvolver habilidades para entrarem no mercado de trabalho”, diz Rosimeire da Silva, assistente social da Fungotac.

Já a Associação Bem Viver de Apoio à Comunidade e a Associação A Guarda-Chuva, obtiveram apoio do IA como projetos estratégicos.

Para Vivian Mantovani, coordenadora da Associação Bem Viver, o recurso será essencial para ampliação do galpão de atendimentos. “Vamos construir sala para atividades, oficinas e cursos para apoio social às famílias da comunidade local”, explica.

Rachel Cavalcanti Stefanuto, membro do Conselho Diretor da A Guarda Chuva, também avaliou o incentivo positivamente e pontua que terá meios para investir na formalização de artesãos e em melhorias nos empreendimentos, possibilitando aumento na geração de renda. Essa instituição prestará serviço para o Município de Divinolândia.

De acordo com José Henrique Fornari, procurador da Prefeitura de Divinolândia, o recurso impacta o cenário do artesanato na cidade como um todo. “A mobilização dos participantes, o mapeamento das dificuldades, a possibilidade de realização de mutirões para conseguir maior produção e vendas maiores podem trazer um outro nível às pessoas engajadas neste segmento”, finaliza.

Para receber o aporte as instituições passaram por três etapas que consistem em análise dos projetos segundo critérios de participação e avaliação técnica; avaliação do Conselho Consultivo de Relações Comunitárias da localidade e avaliação pela Diretoria e Conselho do Instituto Alcoa.

Inclusão e Diversidade

O Programa de Apoio a Projetos Locais também incentiva o desenvolvimento de iniciativas que estimulem a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAP+ nos territórios.

Em Poços de Caldas, o projeto “Leitura e Imaginação: para além dos muros da instituição”, da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas será impulsionador de jovens com deficiência física.

Em Juruti, o projeto Fortalecendo o Protagonismo das Mulheres Produtoras Rurais da Comunidade de Cruzeiro, do Instituto Vitoria Regia, irá fornecer autonomia e protagonismo para mulheres empreendedoras, estimulando a inclusão e reconhecimento das mulheres como protagonistas de suas conquistas. Assim como em São Luís, o projeto da Associação Ela na Obra, também tem por objetivo reconhecer a autonomia da mulher na área da construção civil através de formações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes