Robô que acompanha crianças no processo de vacinação está em fase de testes
As crianças encaminhadas para vacinação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vilas Unidas, na Zona Oeste de Poços de Caldas, estão experimentando um auxílio tecnológico que torna o processo mais agradável. A partir de uma parceria entre a PUC Minas Poços de Caldas e a startup Pluginbot, está sendo desenvolvido um projeto de robótica por meio do qual os pequenos pacientes são acompanhados por um robô em todas as etapas, desde a chegada à sala de vacinas da UBS até o momento da aplicação.
Com uma interface lúdica, o aparato tecnológico possibilita interações com as crianças. O usuário pode escolher se o robô usará voz feminina ou masculina, adotando um visual para cada caso. A partir desta interação inicial, a máquina percorre uma jornada de sensibilização e estímulo aos pacientes, que muitas vezes são resistentes à ideia de receber vacinas, seja por receio da dor ou por más experiências anteriores.
A concepção do robô foi feita de modo que ele se comunique com um tom alegre e acolhedor. As frases que ele foi programado para dizer são proferidas com vozes semelhantes àquelas adotadas em dublagens de desenhos infantis. Graças a recursos de geolocalização, a máquina é capaz de se deslocar pelo ambiente, mostrando o caminho até a sala de vacinas, bem como outros locais da UBS.
“A inovação é um dos pilares da PUC Minas. Por meio da atuação conjunta de vários cursos, estamos focados no desenvolvimento de soluções inovadoras para a área da Saúde. Trabalhamos para que esses projetos sejam boas oportunidades de aprendizado para nossos estudantes e gerem produtos que melhorem o atendimento aos pacientes”, reforça o Prof. Dr. Fabiano Costa Teixeira, coordenador de Extensão do Curso de Medicina do Campus Poços de Caldas.
Além da jornada de vacinação, o robô também foi treinado para apresentar informações aos usuários da UBS, conduzir pacientes até as diversas salas da unidade e realizar entregas de materiais aos consultórios.
“O projeto de robótica em hospitais representa uma emocionante fronteira na melhoria dos cuidados de saúde. Ao aproveitar o poder da automação e da inteligência artificial, os hospitais podem oferecer serviços mais eficientes, seguros e centrados no paciente. No entanto, é crucial abordar os desafios associados a essa tecnologia de forma proativa, e com leveza, garantindo que sua implementação beneficie a todos os envolvidos no processo de cuidados de saúde”, destaca Sérgio Ricardo, head comercial da Pluginbot.
No início da tarde desta quarta-feira, 15 de maio, autoridades e representantes das instituições parceiras se reunirão na UBS Vilas Unidas para conhecer o robô e entender melhor o seu funcionamento. A máquina está em utilização no local durante o período de desenvolvimento, que mobiliza estudantes, professores e funcionários da PUC Minas Poços de Caldas e da Pluginbot.