Concurso vai até o dia 28 de abril com 27 bares participantes no circuito local
A participação dos bares no Concurso “Comida Di Buteco” é gratuita, ou seja, não há cobrança de taxa ou comissão para o ingresso no concurso. Contudo, muitos empreendedores investem em melhorias para se destacarem no certame buscando, principalmente, agradar aos clientes, acreditando ainda no aumento de frequentadores e no retorno dos investimentos realizados.
Ao nível nacional, o Concurso “Comida Di Buteco” surgiu em 2000 e na última edição (2023) computou um milhão de votos, mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente nos butecos, com mais de 10 mil empregos gerados, envolvendo 1.100 butecos em 27 circuitos, em mais de 40 municípios.
Neste ano de 2024, o circuito em Poços de Caldas, iniciado no último dia 5 e com término no dia 28 de abril, reúne 27 bares, dois deles na vizinha cidade de Caldas, sendo que boa parte realizou algum tipo de mudança para a participação no CDB.
Seguindo essa filosofia, o Bar da Kombi, participou em 2022 pela primeira vez no concurso e segundo uma das proprietárias, a Priscila, “o Concurso Comida Di Buteco deu ao bar uma visibilidade enorme e um crescimento estrondoso”, tanto assim que em 2023 conseguiram investimentos para reformar o bar. Nessa terceira participação, foram adquiridos novos utensílios, houve a ampliação de produtos no estoque e ainda um aumento significativo na contratação de mão de obra: antes eram 12 colaboradores e hoje o Bar da Kombi conta com 25 profissionais em seu quadro. Além disso, o bar investe em marketing, na visibilidade e em produtos de qualidade, buscando a fidelidade da clientela, durante e após o concurso.
Já o Bar Toa Toa, participante desde 2013, quando, inclusive, sagrou-se campeão, não deixou por menos e se preparou para a participação no CDB desde o início de janeiro. Hoje, dos 16 profissionais existentes, cinco são novatos, devidamente registrados e com chances de serem efetivados após o concurso. Além disso, houve aumento também na compra de equipamentos e utensílios, como freezer e geladeira, copos, talheres, louças, mesas, além da aquisição de produtos buscando deixar o estoque abastecido e evitar falta de insumos no preparo de bebidas e petiscos.
Foi realizada ainda a renovação de todo o cardápio, para alcançar, principalmente, novos clientes que irão ao estabelecimento pela primeira vez. Um novo visual para os colaboradores também foi pensado com a troca do uniforme. O bar se preocupa também com a imagem do estabelecimento, investindo no visual através de nova pintura, renovação da calçada, novo aparelho televisor. A tecnologia não foi esquecida, com a compra de novos computadores para proporcionar maior agilidade no atendimento, não esquecendo ainda de investimentos em divulgação não apenas em mídias tradicionais como o rádio, mas também nas redes sociais, incluindo a contratação de influencers e fotógrafos.
Seguindo a mesma receita, o Rota do Petisco, participante desde 2019, tendo sido campeão do CDB em 2021, investiu na ampliação da capacidade de atendimento, aumentando o número de mesas, caprichando na decoração e contratando mais quatro colaboradores, dentre os 11 atuais. Além disso, foi realizada parcerias com novos fornecedores e a aquisição de novos equipamentos, sem esquecer de investimentos na divulgação do local e também em novo cardápio com novos drinks e novos pratos.