Arte foi desenvolvida em mural na Praça do Zumbi
Ao longo das últimas semanas, a artista visual Lo Firmino vem desenvolvendo seu novo mural na Praça do Zumbi, onde pretende contar um pouco da história do samba na cidade. O espaço escolhido está localizado no bairro Cascatinha, considerado berço do gênero em Poços de Caldas.
A ação é fruto de um trabalho de pesquisa da artista, que há alguns meses está em contato com historiadores e pessoas da comunidade, chegando na arte final que retrata a trajetória do samba em Poços, especialmente no bairro.
O mural é uma construção, que foi pensada e dividida em cinco tempos para contar a história, mostrando desde a cachoeira do Cascatinha, o início do movimento do samba por Choreti e Machado, as saídas das congadas, até chegar à formação dos pequenos grupos, que depois deu origem à tradicional Escola de Samba Vivaldinos da Vivaldi.
Lo é conta com o suporte e assistência de Lucas Caetano, também artista da cidade. E está sendo preparado um material audiovisual por Mikael Souza, que trará o registro de todo o processo de criação da artista, além de entrevistas com a equipe envolvida no projeto e também com pessoas representativas do samba na cidade.
Esse não é o primeiro trabalho de Lo Firmino, que entre outros, já criou murais que revitalizaram bibliotecas por toda a cidade, mas é sem dúvidas um dos trabalhos mais desafiadores para a artista, já que o mural da Praça do Zumbi possui cerca de 40 metros de extensão.
Sobre esse projeto a artista comenta: “Ouvi muita gente dizendo que o cascatinha é o berço do samba em Poços, e fui pesquisar, estudar e principalmente conversar, ouvir histórias. Esse mural é desafiador não só pelo tamanho do muro, mas sim por ser algo tão simbólico para Poços. Juntei as peças e agora estou contando um pouco desta história no mural. Espero que a população goste e que a pintura alegre e agregue ainda mais nossa cidade!”.
A ação é promovida através do patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural, além de contar com o apoio da RN Tintas e Pepper’s Restaurante.
Para acompanhar e ficar por dentro dessas e outras ações desenvolvidas pela artista, siga as redes sociais @loofirmino e @carvalhoagenciacultural.
Foto: João Ferreira (Xuão)