“Festival Literário no Brasil abre oportunidade para autores e autoras portugueses para residência em cidade literária”
A caminho da 19º. Edição o Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, um dos festivais literários brasileiros de maior relevância, que acontece no Sul de Minas, Brasil, abriu inscrições em setembro e segue recebendo propostas até 20 de novembro, de autores e autoras portugueses para participar da 4ª. Residência Literária Flipoços Camões que vai acontecer durante o Festival, de 27 de abril a 5 de maio de 2024.
Este projeto é uma iniciativa da curadoria do Flipoços em colaboração com o Camões – CCP Brasília e com o apoio da CBL – Câmara Brasileira do Livro.
A Residência Literária integra um conjunto de iniciativas de divulgação das literaturas de língua portuguesa no Brasil e destina-se, especificamente, a contribuir para o aprofundamento das relações literárias e culturais entre Portugal e Minas Gerais, além também, de contribuir para a divulgação das obras de autores portugueses no mercado brasileiro.
O Flipoços é um dos festivais brasileiros que mais destaca e valoriza a língua portuguesa, promovendo há mais de 16 anos intercâmbios culturais com a presença de autores e autoras portugueses no Festival e com a promoção da literatura brasileira em Portugal levando convidados brasileiros em Festivais portugueses.
Foi o caso recente, em que a curadoria do Flipoços em parceria com o Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, promoveu um encontro inédito com o artista Ney Matogrosso e com o biógrafo Julio Maria, para um bate papo sobre o livro biográfico. Outra atividade que o Flipoços promoveu, foi a mesa de Literatura Marginal e Hip Hop, com o encontro dos rappers Vinicius Terra e André Mazé, que inauguraram este estilo literário no Folio 2023.
O histórico do Flipoços, especificamente, com Residências Literárias vem deste a pandemia, quando o Festival e o Camões Brasília de forma inédita, lançaram a primeira residência literária virtual que contou com a participação da escritora Teolinda Gersão e Joel Neto. Depois, as residências foram presenciais e contaram com os autores Afonso Reis Cabral em 2022 e com Judite Canha Fernandes em 2023.
Agora, os organizadores se preparam para receber em Poços de Caldas de 27 de abril a 05 de maio de 2024, o próximo escritor ou escritora português/a para passar 10 dias na cidade e desfrutar de uma programação intensa, além de encontros com personagens locais que conhecem tudo sobre a história de Poços, que é considerada uma das mais relevantes cidades de turismo literário do Brasil.
O chamamento público em Portugal, segue até dia 20 de novembro e os autores e autoras interessadas devem se inscrever pelo link https://pt.surveymonkey.com/r/residencialiteraria2024 somente para escritores e escritoras portugueses residentes em Portugal e que tenham pelo menos uma obra editada no Brasil. Para mais informações acesse o site www.flipocos.com e baixe o regulamento em pdf ou clique neste link https://flipocos.com/REGULAMENTO-RESIDENCIA-LITERARIA-2024-OFICIAL.pdf As inscrições encerram-se em 20 de novembro e o resultado do(a) vencedor(a) será divulgado dia 30 de janeiro de 2024.
O 19º. Flipoços terá como tema central “A crônica nossa de cada dia” e contará com o escritor Ignácio de Loyola Brandão como Patrono do Flipoços 2024. Curta e siga as redes sociais do Flipoços pelo Instagram e Facebook @flipocos Youtube @flipocos-pc e saiba mais. A “Residência Literária em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil” é uma realização da GSC Eventos/Flipoços em colaboração com o Camões Brasília e conta com o apoio da CBL – Câmara Brasileira do Livro.
Para mais informações ligar no + 55 35 3697-1551.