Uma vaga para a simultânea do dia 18 será disputada no próximo sábado, 11
No dia 18, sábado, acontece a primeira edição do Festival de Xadrez de Poços de Caldas no Ginásio Moleque César. O campeonato, realizado pela secretaria de Esportes, vai reunir jogadores de xadrez das categorias sub-13 e sub-17, no masculino e feminino.
Os jovens enxadristas que vão participar estão sendo selecionados no projeto escolar que promove a prática do esporte na cidade. A competição começa às 13h30. Haverá premiação com troféus e medalhas. “Dia 19 é comemorado o Dia Internacional do Enxadrismo. Para comemorar, a data, vamos fazer o Festival de Xadrez no dia 18, reunindo vários alunos da cidade, e a simultânea, com o prefeito Sérgio entre os jogadores e a presença do grande mestre brasileiro Mequinho”, diz o secretário de Esportes, Fernando dos Santos, o Pelé.
Simultânea
Além da competição, haverá uma partida simultânea com presença do Grande Mestre Internacional de Xadrez, Henrique Mecking, o Mequinho, às 18h. Nessa partida, 15 jogadores vão participar ao mesmo tempo em tabuleiros distintos, entre eles, o prefeito Sérgio Azevedo e alunos de xadrez.
Seletiva neste sábado
Uma vaga para a simultânea do dia 18 será disputada no próximo sábado, 11, às 13h30, no ginásio da Cascatinha. A seletiva é aberta a qualquer enxadrista. É só chegar ao local no horário e se inscrever. Será no sistema suíço, de 10 minutos, sem acréscimo. Mais informações: 3697-2081.
Mequinho
Mequinho é o maior enxadrista brasileiro de todos os tempos. Jovem jogador de xadrez gaúcho de Santa Cruz do Sul, entrou para o rol dos grandes ídolos do esporte nacional ao se tornar Mestre Internacional de Xadrez em 1972, título concedido pela Federação Internacional aos jogadores que atingem determinada pontuação na modalidade. Foi pioneiro.
Em agosto de 1973, com 22 anos, Mequinho deu um importante passo em sua carreira ao ser campeão do Torneio Interzonal de Xadrez de Petrópolis. A vitória invicta sobre concorrentes de peso, entre eles o ex-campeão mundial Vasily Smyslov, o gabaritou para disputar o Torneio de Candidatos, que definiria quem seria o desafiante do campeão mundial de xadrez, o americano Bobby Fischer, em 1975.
Programação
Dia 11
13h30 – Seletiva para vaga na simultânea
Ginásio Moleque César
Dia 18
13h30 às 17h – Torneio sub-13 e sub-17
18h – Simultânea com Mequinho
Ginásio Moleque César
Dia Internacional do Enxadrismo
O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado em 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, um dos maiores enxadristas mundiais. O xadrez tornou-se conhecido pelos brasileiros em 1808 graças a dom João 6º. Nessa época, o imperador trouxe para o país o primeiro exemplar impresso de um trabalho sobre o jogo. A primeira competição oficial, no entanto, só foi realizada 72 anos depois. O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001. No Brasil, os campeonatos nacionais começaram em 1927. Desde então, os adeptos do esporte só aumentaram.
Projeto de xadrez
A secretaria de Esportes, por meio do Poços Ativa, realiza o Projeto de Xadrez. Coordenado pelo professor Willian Silva, atende mais de 100 pessoas no município em escolas e lugares públicos. As aulas acontecem nas escolas Edir Frayha, Washington Luis, Wilson Hedi Molinari, Sérgio de Freitas Pacheco, Vitalina Rossi e PMJ João Monteiro. Há também aulas na Biblioteca Julio Bonazzi, no Clube da Alcoa e no Clube de Xadrez, essas para o público de qualquer faixa etária.