O projeto “Olhar Sulfuroso” tem promovido uma série de diálogos sobre a preservação patrimonial de Poços de Caldas para alunos da rede pública de ensino neste semestre.
A segunda ação acontecerá na Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira, nesta terça-feira, 17 de outubro. Já em meados de setembro, quem recebeu a primeira ação foi a Escola Municipal Alvino Hosken.
Com palestras que ligam a fotografia à educação patrimonial, os alunos são convidados a refletir e aprimorar o olhar acerca do patrimônio cultural material e imaterial da cidade, além de ter a oportunidade de como entrar em contato com fotografias que evidenciam, através da expressão artística, a diversidade cultural da cidade, buscando pela valorização da identidade cultural e da memória/história local.
A fotógrafa e arte educadora Thaty Naila, juntamente com a pesquisadora e arquiteta Letícia Loiola, levantam questões sobre o patrimônio cultural, meios para sua salvaguarda, além de contextualizar a importância da educação patrimonial e da legislação brasileira sobre o assunto, sendo uma oportunidade para levar informações, esclarecer dúvidas, e contribuir para que os participantes se tornem cidadãos detentores de seus direitos culturais.
A proposta tem produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
Outras ações estão previstas para acontecer neste ano. Para saber mais, vale a pena conferir nas redes sociais @olharsulfuroso / @carvalhoagenciacultural.