Profissionais que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino participam até 31 de agosto, da 24ª edição do “Pintando o 7 na Educação Infantil”, que tem como objetivo proporcionar a formação continuada dos educadores que atuam neste segmento de ensino.
A programação teve início no dia 3 de agosto. Para este ano, a temática é “O caminhar desdobrado em caminhos deixa rastros”. Até 31 de agosto, cerca de 1.800 profissionais que atuam nessa etapa de ensino na Rede Municipal serão impactados com a programação.
A abertura foi realizada com transmissão ao vivo pelo Canal do Centro de Referência do Professor (Cerpro) no YouTube. “Este ano a equipe da Educação Infantil e do Cerpro fizeram uma proposta extremamente inovadora justamente para atender os interesses mais diversos que nós temos neste conjunto enorme da Educação Infantil. São 50 CEI’s e 8 escolas que possuem também o ensino infantil que, juntos, fazem atendimento a quase 7 mil alunos”, destacou a secretária de Educação, Maria Helena Braga.
A programação tem parcerias com a secretaria de Saúde, setor de Projetos da SME, equipe pedagógica do Ensino Fundamental e segue com encontros no auditório da secretaria de Educação e no Espaço Cultural da Urca. “Temos uma programação extensa com palestras presenciais e online e queremos que todos se sintam acolhidos. Será um mês de muito estudo e muito conhecimento, já que buscamos uma programação bem eclética para atender a todos os segmentos da Educação Infantil”, ressaltou a coordenadora do Centro de Referência do Professor, Flávia Camargo.
Participam das atividades todos os profissionais envolvidos na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, entre berçaristas, auxiliares de desenvolvimento infantil I e II, auxiliares de educação inclusiva, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, professores e equipe de coordenação. “Nesta edição, o Pintando o 7 está com um formato diferente, trazendo muita formação, informação e compartilhamento de experiências durante todo o mês de agosto, em uma programação pensada com muito carinho e cuidado pelas equipes da Educação Infantil e do Centro de Referência”, afirmou a secretária adjunta de Educação, Deborah Brianezi.
Programação
Partindo da temática central “O caminhar desdobrado em caminhos deixa rastros”, a programação aborda assuntos como “Os caminhos se fazem ao andar… Trocando com o outro as experiências vividas – BNCC e a prática em sala de aula”; “Caminhamos ao lado do outro, junto com o outro, trocando com o outro as experiências vividas – Interconexão”; “As rotas do desenvolvimento infantil” e “Caminhar pela existência se faz em parceria consigo mesmo e com o outro”.
“O nosso caminhar tem que ser com afeto, com amor e o envolvimento de cada um é fundamental para que possamos ampliar os nossos conhecimentos para que o nosso dia a dia seja realmente aquilo que as nossas crianças precisam”, pontuou a coordenadora da Divisão Pedagógica, Marta Sueli de Andrade.
Pintando o 7
O evento foi idealizado em 1997, pela então equipe da Educação Infantil, formada pelas profissionais Maria Angélica Aparecida do Carmo, Patrícia Bertozzi Martins e Wander Lúcia Silva de Castro, inicialmente para dar visibilidade aos trabalhos realizados nas unidades de Educação Infantil. Já em 1999, o evento recebeu a denominação de “Pintando o 7”, após indicação dos coordenadores e posterior votação, passando a abranger a formação e troca de experiência entre os educadores.