Atividades práticas e teóricas foram conduzidas por professora e alunos de Medicina Veterinária
O Curso de Medicina Veterinária da PUC Minas Poços de Caldas ofertou, nestas quarta-feira e quinta-feira, dias 28 e 29 de junho, um treinamento sobre salvamento, resgate e manejo de animais silvestres, voltado a profissionais do Corpo de Bombeiros Militar da cidade. As atividades foram conduzidas pela professora Erika Fruhvald, especializada na área, com a participação de alunos, entre eles membros do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS) do Campus.
Cerca de 25 membros da corporação receberam o treinamento, de caráter teórico e prático. Estiveram presentes também profissionais da Guarda Verde. Todos os participantes tiveram acesso a informações relevantes para atuar em casos de presença de animais silvestres na zona urbana, que representam a maior parte das ocorrências atendidas pelos bombeiros no último ano.
Por meio desta parceria entre o Curso de Medicina Veterinária e o Corpo de Bombeiros Militar, estão sendo planejados novos encontros de formação, que ampliem os temas tratados nesta primeira experiência. O objetivo é qualificar os membros da corporação para garantir a segurança dos animais e dos humanos nas ocasiões que envolvem animais como abelhas, vespas, aranhas, serpentes, lagartos e cágados, entre outros.
Os acadêmicos da área e o Corpo de Bombeiros orientam à população que a captura e o manejo de animais sejam realizados, exclusivamente, por pessoas capacitadas para evitar acidentes e interações nocivas. Os bombeiros podem ser acionados pelo telefone 193.