Estudanes de fisioterapia da Faculdade Anhanguera do 9º semestre, também estão atuando no atendimento dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.
A secretaria de Saúde, através do convênio com a APAE, oferta o atendimento direcionado aos pacientes portadores de deficiência, uma vez que a fisioterapia da rede pública não oferece o serviço com essa expertise.
Durante os atendimentos, os estagiários realizam atendimentos ambulatoriais e no setor de hidroterapia. No total, 9 pacientes são atendidos diariamente, de segunda a quinta-feira. As consultas possuem duração suficiente para que haja uma assistência integral, especializada e humanizada.
Os estudantes iniciam as atividades com orientação do preceptor de estágio, Alisson Barbosa Silva, às 7h, e a carga horária é dividida entre atividades assistenciais, discussões de casos clínicos e outras demandas acadêmicas.
O preceptor ressaltou também sobre o atendimento realizado na atenção primária pelos alunos. “Algumas ações no âmbito da atenção primária à saúde também são realizadas. Por exemplo, no dia 15 de março, os estudantes realizaram uma palestra e atividades laborais direcionadas aos país e/ou cuidadores dos pacientes atendidos. A presença dos estagiários na instituição possibilita a ampliação da agenda de atendimentos do setor, além de unir forças com a equipe técnica, para prestar cuidados aos pais e/ou cuidadores.”
A estudante do 9º período, Mylena Cristina Pio realiza os atendimentos na APAE e contou sobre a experiência. “É uma experiência muito válida, pois é mt diferente o que a gente vê no dia a dia. Atender os pacientes com algum tipo de deficiência possibilita entrar no seu universo pessoal e entender qual a real necessidade de atendimento ambulatorial de fisioterapia.”