A exposição ‘Entre Nós Tranças e Afetos” que terminaria no dia 10 de março, foi prorrogada e segue até o fim do mês, no Espaço Cultural da Urca. A mostra é fruto de 2 oficinas que foram desenvolvidas no mês de dezembro e retomadas em fevereiro, se estendendo até o início de março.
O trabalho foi idealizado pela Afro Educadora Lúcia Vera, com a participação de 95 pessoas entre crianças, jovens, adultos, em diferentes espaços por toda a cidade. Para a idealizadora, “foi uma experiência única pois tive a oportunidade de trabalhar desde os pequeninos, até as senhorinhas do asilo. Além do quê em momentos específicos, as rodas de conversas foram extremamente importantes. Em todas as atividades o fazer da bonecas trás memórias, carinho,encantamento todos que participam”.
A proposta passou pela confecção das Bonecas Abayomis, juntamente com Rodas de Conversas que antecederam as oficinas, levando representatividade e empoderamento, a essas crianças, jovens e senhoras. “Além de serem encantadoras, as bonecas se colocam como elemento de afirmação das raízes da cultura brasileira/africana, e também do poder e determinação desses povos”, diz Lúcia Vera.
Ela explica ainda que a ideia de sustentabilidade também está presente nas oficinas pois é possível usar retalhos de tecidos para confecção das bonecas. “Enfim foi um trabalho que me levou a diferentes reflexões. E percebi o quão necessário é trazer memórias afetivas, tramar as tranças, envolvendo as pessoas por meio de uma boneca”, conclui.
Participam da exposição:
Grupo de Convivência Fortalecimento de Vinculo, UBS Regional Sul, Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, Associação Beneficente Fonte de Vida Nova, Projeto Maria Cinderela, CEI Municipal Professor Paulo Rodrigues Rosa, Asilo São Vicente de Paula, UEMG
A mostra é patrocinada pela secretaria de Cultura, com apoio do Centro Cultural Afro Brasileiro Chico Rei, ação que preserva a Cultura Afro Tradicional.
A exposição fica aberta ao público no Espaço Cultural Urca.
Horário: 12h às 18h
Filmagem: Zoom Digital (Gilmar Tavares)