Nesta semana, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços realizou a final da etapa municipal da Gincana do Saber 2022, oportunidade em que seis duplas vencedoras da fase eliminatória participaram da competição. A dupla Nicoly Vilela e Sarah Pereira, da Escola Municipal Prof. Júlio Bonazzi, no bairro Santa Maria, foi a grande vencedora e representará Poços na etapa regional do projeto.
Na segunda colocação ficou a dupla Thiago e Wallan, da Escola Municipal Profª. Edir Frayha, e em terceiro lugar Aline e Jéssica, da Escola Municipal Raphael Sanches. Também participaram da final Heloíse e Lucas (Escola Municipal Wilson Hedy Molinari), Guilherme e João Lucas (Escola Municipal Prof. Júlio Bonazzi) e Marco Túlio e Rosana (Colégio Objetivo). Todos os estudantes receberam medalhas.
As eliminatórias da fase regional do projeto acontecem nos dias 24, 25 e 26 de outubro e a final será em 04 de novembro. Todas as atividades acontecem na Câmara de Poços, que sedia esta etapa em 2022. Lançado em 2019, o projeto Gincana do Saber é destinado a estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e tem como objetivo a formação política e educação para a cidadania através de um jogo de perguntas e respostas sobre a Constituição Federal. Os alunos utilizam como material de apoio o livro Constituição em Miúdos, de autoria da Escola do Legislativo de Pouso Alegre.
A diretora da Escola do Legislativo de Poços Tais Ferreira falou sobre o desenvolvimento do projeto. “A cada ano que realizamos a Gincana do Saber, vemos uma evolução. As duplas estão cada vez mais preparadas, o que é muito importante, pois o estudo da Constituição Federal é uma matéria que deveria ser de domínio de todos. Então, levamos esse projeto também com esse objetivo de não ser apenas uma competição, um momento divertido para os estudantes de 8º e 9º anos do nosso município, mas também para ser um momento de aprendizado, para que eles possam conhecer seus direitos e deveres e, assim, ter um papel mais incisivo na nossa sociedade”, disse.
A aluna Nicoly Vilela destacou que todo o esforço valeu a pena. “Eu estou muito feliz e muito grata. Durante toda a Gincana, foram muitos desafios, como decorar direitinho todas as informações, acertar tudo na hora, sem contar essa disputa acirrada. Na nossa preparação, tivemos que ler e estudar muito o livro Constituição em Miúdos. Isso foi muito bom porque, como cidadãs, precisamos saber como são os mecanismos do nosso país”, ressaltou.
Sarah Pereira também comentou sobre os desafios do projeto. “Foi uma conquista e uma honra muito grande representar a minha escola e representar, agora, Poços de Caldas na etapa regional. Tudo isso é muito recompensador. O César, nosso professor, sempre nos incentiva a estudar e conhecer a Constituição Federal cada vez mais. A preparação foi desafiadora. Várias partes da Constituição são complexas e difíceis, mas nosso método de entender o conteúdo antes de decorá-lo ajudou muito na nossa formação. Agora é focar na etapa regional e continuar dando o nosso melhor”.
O professor César Aparecido Dutra, que orientou a dupla vencedora, contou como realiza a preparação para o projeto. “O processo de introdução do livro Constituição em Miúdos é sempre assim, é exposto o livro e proposta a leitura. Eu fraciono o livro em seis capítulos semanais. Então essa leitura é feita, o conteúdo é discutido em sala durante a semana e, logo depois, é feito um teste de múltipla escolha, com o qual eu classifiquei as duplas. Dentro da escola foi muito difícil escolher as duplas, pois as duas foram selecionadas no detalhe e todas as outras participaram da seleção com o mesmo afinco destas. Ver essa conquista é a concretização de um trabalho árduo que vem sendo
realizado há um bom tempo. É o segundo ano da escola no projeto e a segunda vez que a escola vai para a etapa regional, o que engrandece muito nosso trabalho”, afirmou.
Participaram da final municipal da Gincana do Saber o vice-prefeito municipal Júlio César de Freitas, a secretária municipal de Educação Maria Helena Braga, o presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo vereador Douglas Dofu (UNIÃO), o vereador Wellington Paulista (UNIÃO), professores, familiares dos alunos finalistas e servidores do Poder Legislativo.