Registros feitos pela fotógrafa permanecem em exposição até o fim de julho
As crianças e a cultura popular são as estrelas da exposição “A promessa em São Benedito – novas gerações”, realizada dentro da programação do Julho Fest. Com imagens feitas pela fotógrafa Rossmaly Borges e curadoria da artista plástica Dalmoni Lydijusse, a mostra ocorre ao ar livre, instalada em postes, e continua até o fim do mês.
Rossmaly possui um grande acervo fotográfico, criado a partir das décadas de cobertura da Festa de São Benedito e de outros eventos poços-caldenses. Além do material rico e singular, a fotógrafa carrega consigo carinho e respeito pelas manifestações culturais e religiosas. Afinal, a festa sempre foi valorizada por sua família.
“Desde a década de 1970 eu fotografo a Festa de São Benedito, dando continuidade ao trabalho do meu pai, o jornalista Décio Alves de Morais. Eu gosto de ver a fé, o propósito da religiosidade na vida dos participantes”, comenta Rossmaly.
Curadoria
Com tantos anos de dedicação para registrar a festa, o acervo da fotógrafa passou a ter milhares de imagens. Por isso, o processo de curadoria precisou de muita sensibilidade.
Dalmoni conta que admira o trabalho de Rossmaly e que o viés da exposição foi definido por meio de características especiais que as imagens possuem. “Eu tenho um carinho muito grande pela Rossmaly, uma pessoa que consegue enxergar a beleza das coisas com o seu olhar. Ela fotografa há muitos anos e, aliás, é uma fotógrafa do cotidiano, das expressões da nossa cultura. Seu acervo é gigantesco, mas, olhando todas essas fotografias, me chamou atenção aquilo que, até então, eu tinha visto menos, que é um olhar de avó para a beleza dessas crianças, um olhar muito esperto que a Rossmaly tem, de ver a graça que aquela criança revela. A Rossmaly tem a capacidade de encontrar na expressão das crianças aquilo que está por ser revelado”, comenta a artista plástica.
Tradição e futuro
As expressões e as cores presentes nas fotos surgem de personagens importantes para a manutenção da cultura popular na cidade: as crianças. Destacar a importância da continuidade é o principal objetivo desta ação, mas as expressões, os olhares e as cores presentes nas fotos também fazem a iniciativa valer ainda mais.
A exposição reafirma o lugar das crianças não somente na Festa de São Benedito, mas na cultura popular. Os pequenos congos e caiapós agora transformam o olhar de quem passa pela rua ou pela praça.
“As fotografias da Rossmaly revelam essa maneira amorosa e expressiva que a criança vive na cultura da fé, que está atrelada à formação do caráter e do que é projetado em termos de futuro, de vida, de continuidade. Quando o tradicional é colocado junto do frescor da infância, é mantida viva essa imaterialidade que nos dá mais do que a cultura”, finaliza Dalmoni.
Ficha técnica
Exposição “A promessa em São Benedito – novas gerações”
Fotografias: Rossmaly Borges
Curadoria: Dalmoni Lydijusse
Impressão: PPCaponi
Edição de imagens: Juliano Borges
Diagramação: Paulo Celso Borges
Produção: João Araújo