Representantes da Câmara de Poços estiveram presentes na etapa Microrregional do Parlamento Jovem de Minas. Os estudantes que participam do projeto em 2022 foram até a cidade de Muzambinho, no dia 8 de julho, para mais uma atividade. Acompanhados de estudantes de Albertina, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde e Muzambinho, selecionaram propostas sobre o tema Saúde Mental do Jovem para a fase regional.
Entre outras sugestões, foram aprovadas pelos alunos: incluir as famílias beneficiarias de programas sociais, como o Auxilio Brasil, em programas municipais de acompanhamento psicológico periódico, através da criação de núcleos de apoio; implantação nos municípios da “Semana da Saúde Mental de Crianças e Adolescentes”, em parceria com escolas municipais e estaduais, oportunidade em que serão desenvolvidas atividades esportivas, artísticas e rodas de conversa mediadas por especialistas; elaboração de um aplicativo e um site que forneçam suporte à saúde mental dos jovens, com funções como diagnóstico rápido, plataforma de denúncias e conhecimentos gerais sobre aspectos psicocognitivos.
Ainda durante o encontro, foram escolhidos os alunos que participarão da Plenária Regional, que acontece em Poços no dia 10 de agosto, na Câmara Municipal. Representando o município, farão parte dessa fase Lais Campos Cassella (Colégio Sete de Setembro – COC), Millena Gobbo Iaccino (CEPOC), Natanael Henrique dos Santos (Escola Padrão), Samara Serpa Franco (Escola Profissional Dom Bosco) e Victória Freitas Ribeiro (Polivalente).
A diretora da Escola do Legislativo e coordenadora regional do Projeto Tais Ferreira e os vereadores Douglas Dofu (UNIÃO) e Lucas Arruda (REDE) acompanharam as atividades em Muzambinho. O evento contou, ainda, com a presença do presidente da Câmara de Muzambinho Gilmar Labanca, do presidente da Câmara de Bandeira do Sul Denis Prates, da presidente da Câmara de Cabo Verde Maísa Gianini e do vereador de Albertina Danilo Silvieri.
Nos dias 6 e 7 de julho, aconteceram outras duas Plenárias Microrregionais com os demais municípios que fazem parte do Polo Sudoeste, coordenado pela Câmara de Poços. O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões.