60 compositores, bandas e músicos defenderão um lugar na final em etapas regionais em cinco cidades mineiras
O Prêmio de Música das Minas Gerais, em parceria em com a Claro, anunciou, no dia 20 de junho, os 60 classificados da primeira etapa, entre eles 5 inscritos de Poços de Caldas. Em sua 9ª edição, o Prêmio contou com mais de 540 composições inscritas vindas de todas as regiões mineiras. Os músicos, artistas e bandas selecionados serão convocados para defender as músicas em apresentações que vão acontecer em cinco cidades mineiras. A Grande Final está marcada para setembro em Belo Horizonte.
A lista dos classificados pode ser conferida no site www.premiodemusicaminas.com.br, assim como as próximas etapas do Prêmio e onde ainda será possível ouvir as músicas classificadas, além das finalistas das edições anteriores que formam a coletânea do projeto nesses anos de realização.
Os curadores do Prêmio, Emilio Pieroni e Guilherme Castro, responsáveis por selecionar os classificados para as semifinais, mais uma vez comemoraram o alto nível das composições inscritas. “Este ano pudemos observar o cuidado com as composições, com arranjos muito bem elaborados e letras bens construídas, o que torna esta edição do Prêmio ainda mais especial”, afirma Pieroni.
Depois de dois anos com restrições por causa da Covid-19, o Prêmio volta a acontecer presencialmente com semifinais e final, por enquanto abertas a jurados e participantes. Os selecionados pelos curadores foram divididos em cinco semifinais. Nesta etapa o concorrente deverá apresentar a sua composição autoral em uma performance ao vivo acompanhada por uma comissão julgadora, mas com transmissão on-line para o público em geral. As semifinais, que resultam em 15 finalistas, acontecem nas cidades de Montes Claros, Divinópolis, Uberlândia, Juiz de Fora e Poços de Caldas.
Em formato de Festival, o Prêmio é um reconhecimento aos compositores mineiros e um dos principais palcos reveladores de talentos de Minas Gerais. Em quase uma década de realização ajudou a divulgar artistas que hoje são destaque na cena musical nacional, como a cantora Marina Sena, que por dois anos consecutivos conquistou o primeiro lugar com composições da “A Outra Banda da Lua”.
Em 2021, a vencedora foi a cantora e compositora Tamara Franklin, de Ribeirão das Neves, com a música “Estupro”, de sua autoria. O segundo lugar ficou com Sérgio Pererê, por “Meu Jardim” e o Grupo Guaimbê em terceiro lugar com a música “Noite de São”, de Leo Brasileiro.
Realização
O Prêmio de Música das Minas Gerais 2022 é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Claro, gestão da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos, produção da Trium Brasil e Aline Ferreira Produções e realização do Governo de Minas – Governo Diferente, Estado Eficiente.
Serviço:
Lista dos classificados para o Prêmio de Música das Minas Gerais www.premiodemusicaminas.com.br
Foto A Outra Banda da Lua
Confira 5 grupos e artistas de Poços de Caldas estão classificados:
Ravi Kefi
Guaimbê ( vencedora do 3º lugar em 2021)
Mununu
Pedro Cezar
Nego Moura