A apresentação é aberta ao público e começa às 14h30
O grupo de música instrumental brasileira, com raízes no Choro, Araçá Quarteto, faz apresentação gratuita, neste sábado, dia 4 de junho, às 14h30, na Fonte dos Amores. A apresentação marca a volta do Grupo aos encontros presenciais que traz no repertório os choros autorais do seu primeiro CD. O Araçá tem como produtora a jornalista Bibi Rodriguez e reúne os experientes músicos de formação acadêmica e popular, Jorge Viviani (violão 7 cordas), Leo Faria (flauta transversal), Leo Brasileiro (pandeiro) e Flávio Danza (cavaco) que, inclusive, foi um dos ganhadores do 21º Prêmio BDMG Instrumental 2022.
O quarteto se dedica à preservação da obra de importantes compositores e instrumentistas do gênero e como Pixinguinha, Sivuca, Moacir Santos, Orlando Silveira, Jacob do Bandolim, Luiz Gonzaga, Cartola, Guinga, entre outros, sem deixar de fora os compositores mais contemporâneos, como Zé Barbeiro e Toninho Ferragutti. Para tanto, executa um repertório com obras de grandes autores da música instrumental brasileira ao lado das suas composições autorais lançadas antes e depois e durante a Pandemia, entre 2019 e 2021.
O quarteto destaca-se na cena musical mineira e dedica-se a desenvolver projetos de formação de público para a música instrumental brasileira. Em 2021 participou do programa Música Autoral da série Arte Como Respiro – Múltiplos Editais de Emergência do Itaú Cultural. Em turnês, esteve em Buenos Aires, Argentina e na programação de eventos como nos 15º e 16º Festival Chorandosemprar (São Carlos/SP), no Minas ao Luar (do Sesc Minas Gerais), na BIA – 10º Brasil Instrumental Andradas e na abertura oficial do Festival Música nas Montanhas 2019.
Com patrocínio da prefeitura, através da secretaria de Cultura, o quarteto fará essa e mais uma série de apresentações em outros pontos turísticos da cidade, até setembro deste ano.
Fotos: Dani Alvisi