A Cia de Teatro Conscius Dementia estreou o espetáculo “Sobre-viver” no dia 26 de março às 19h no Canal Poços Curte em Casa da secretaria de Cultura de Poços de Caldas. Desde o começo da pandemia, a Cia vem trabalhando exclusivamente com teatro digital, estreando três espetáculos ao vivo pelo zoom, com cada ator na sua casa. Com todos vacinados, a Cia começa a retomar suas montagens presenciais, começando por seu novo espetáculo Sobre-Viver.
“Sobre-Viver” conta a história de 4 personagens que vivem em um cortiço. Um escritor, Rodolfo, uma musicista e artesã, Lúcia, uma artista plástica, Eva, e uma misteriosa e mal educada senhora, que é dona do local, chamada Julieta. Para essa senhora todos esses artistas são desocupados e não têm o que fazer.
Para os artistas a luta é diária para vender sua arte, não desistir de seus sonhos e “sobre-viver”. Os três se ajudam, conversam sobre o fazer artístico, enquanto a senhora só os critica para que arrumem um “emprego de verdade”. Após muitas dificuldades e tentativas de sobreviver da sua arte, o espetáculo direciona o público para dois finais possíveis e cabe ao público decidir qual deve ser o fim da trama e assim poder assistir o final que escolheu.
Esta é uma modalidade inédita para a companhia em toda a sua trajetória artística. O mesmo será possível nas apresentações presenciais. Em “Sobre-viver” o público sempre decide o final.
A ideia do espetáculo já possui uma longa trajetória dentro do grupo. Em 2015 a Cia de Teatro Conscius Dementia promoveu o I Poços Cênico e trouxe para Poços os integrantes da Trupe Dell’Arte, da cidade de Betim. O ator e diretor Emmano Garcia se inspirou nos quatro integrantes atores da Cia e em 2016 escreveu o texto Degraus como presente para os mesmos – Larissa Garcia, Rafaela Jacon Dutra, Danielle Marques e Johnny Hansk.
O texto surgiu num processo colaborativo. Primeiro vieram os personagens e depois, durante uma semana, o diretor propunha exercícios aos quatro e escrevia mais uma parte do referido texto com os resultados. Infelizmente, pelo financeiro e pelo deslocamento Betim – Poços de Caldas, o projeto precisou ser pausado. Mas a Cia sempre manteve o desejo de recomeçar.
Will Moreira assumiu o lugar de Johnny na peça, pois esse saiu da cia, mas esteve presente na equipe assinando a composição e gravação de todas as músicas. Gabriela Severini e Camila Ribeiro também entraram para agregar e fazer os outros personagens. Larissa assume também a direção e adaptação do texto, além de figurino, cenário e trilha sonora.
A escolha da peça não foi ao acaso “Depois de tantas dificuldades que vivemos e ainda estamos vivendo devido a pandemia da Covid 19 somada a todas as dificuldades que já temos para sermos artistas independentes no Brasil a escolha da montagem do espetáculo “Sobre-viver” é uma resposta e também um questionamento para aqueles que tratam a arte e os artistas com descaso.” conta a atriz e produtora Rafaela Jacon Dutra.
Para a nova montagem o grupo contou com uma grande equipe. A Ficha técnica pode ser conferida abaixo.
Na Atuação
Larissa Garcia – Lúcia
Danielle Marques – Eva
Will Moreira – Rodolfo
Rafaela Jacon Dutra – Senhora Julieta
Gabriela Severini – Prefeita Fulana de Tal e Mulher
Camila Ribeiro – Fiscal
Dramaturgia original (“Degraus”) – Emmano Garcia
Dramaturgia adaptada (“Sobre-Viver”) – Larissa Garcia
Direção – Larissa Garcia
Assistência de Direção – Danielle Marques e Rafaela Jacon Dutra
Maquiagem – Danielle Marques
Assistente de maquiagem – Gabriela Severini
Criação de Figurino, Cenário e Iluminação – Larissa Garcia
Composição jingle – Danielle Marques
Vozes de apoio da trilha sonora – Danielle Marques e Larissa Garcia
Identidade visual – Danielle Marques
Coordenação de produção – Larissa Garcia
Produção executiva – Larissa Garcia e Will Moreira
Pré e pós produção – Danielle Marques, Gabriela Severini, Larissa Garcia, Rafaela Jacon Dutra e Will Moreira
Videomaker – Robson Américo
Composição da trilha sonora e produção musical (voz e instrumentos) – Johnny Hansk (artista convidado)
Fotografia – Tamiris Alves
Técnico de iluminação e auxiliar de produção executiva – Raul Torres Bernardo
Auxiliar técnico de iluminação e sonoplastia e auxiliar de produção executiva – Diego Pereira
O Espetáculo Sobre-viver pode ser assistido de forma gratuita no Canal Poços Curte em Casa. O grupo é independente e não conta com nenhum apoio recorrente, por isso o grupo sempre disponibiliza o pix Chave: conscius.venda@gmail.com (Novo chapéu) caso alguém queira contribuir com a continuidade do trabalho. A cia, hoje formada por Larissa Garcia, Danielle Marques, Gabriela Severini, Rafaela Jacon Dutra e Will Moreira convida a todos para adentrar o universo do novo espetáculo. Em breve o grupo pretende circular pelas praças, escolas e ruas com a nova obra.
Espetáculo “Sobre-viver”
Disponível no Canal Poços Curte em Casa
Horário: A hora que você desejar
Quanto: Gratuito
Mais Informações Instagram @ciaconsciusdementia https://linktr.ee/ciaconsciusdementia