domingo, novembro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaIV Conferência Municipal de Cultura começa na próxima terça, 15

IV Conferência Municipal de Cultura começa na próxima terça, 15

Poços de Caldas realiza, nos dias 15, 16, 17 e 19 de março, a IV Conferência Municipal de Cultura, que vai debater temas como curadoria, ações afirmativas, descentralização e acessibilidade, cultura como negócio e políticas públicas para as culturas populares, entre outros. O evento acontece em formato híbrido, presencialmente no Palace Casino e com transmissão ao vivo pelo Canal Poços Curte em Casa no YouTube.

A realização da Conferência Municipal de Cultura em 2022 visa avaliar o cumprimento das metas do Plano Municipal de Cultura (Lei 9.144/16), previstas para o período de cinco anos. Os objetivos do evento são estabelecer uma instância ampla e participativa para a comunidade poços-caldense sobre as políticas públicas para a Cultura no município, garantir o amplo debate em torno de questões urgentes apontadas pelo setor cultural poços-caldense e a formulação de estratégias efetivas para uma melhor aplicação do Plano Municipal de Cultura.

“A pandemia acabou escancarando muitos pontos que precisam ser revistos e reequilibrados para que tenhamos uma nova metodologia na aplicação das políticas públicas para a Cultura aqui no município. A conferência é um momento de virada de página, de avaliar tudo que foi feito em relação ao cumprimento das metas do Plano Municipal de Cultura nos últimos cinco anos e de entender como vamos criar novas possibilidades a partir de agora. A conferência é um momento de aglutinar todas as vivências, todas as experiências, todas as opiniões”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Pedro Cezar Carvalho de Moraes.

A iniciativa é uma realização conjunta do Conselho Municipal de Política Cultural e da Secretaria Municipal de Cultura. “A Conferência é um momento ímpar para avaliarmos conjuntamente – poder público e sociedade civil – a execução do Plano Municipal de Cultura e, mais que isso, debatermos novas possibilidades de gestão, visando ao aprimoramento constante das políticas públicas voltadas para a cultura, em âmbito local. E, para que as discussões e deliberações sejam efetivas, é fundamental a participação dos artistas e agentes culturais de Poços de Caldas, tanto nos fóruns e nos grupos de trabalho como na plenária final”, pontua o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

A conferência será realizada de maneira presencial, seguindo os protocolos sanitários vigentes e com transmissão ao vivo pelo YouTube. “É muito interessante a participação presencial, com as pessoas reunidas, já que o pessoal da Cultura vê no encontro uma ferramenta de avanço, de aprimoramento. Essa possibilidade do encontro, com os devidos cuidados, é muito rica e faz com que a velocidade dos encaminhamentos e a troca sejam muito maiores que no ambiente virtual”, avalia o presidente do CMPC, Pedro Cezar, que também enfatiza a oportunidade que o segmento terá para debater a gestão da política cultural no município no momento pós-pandemia.

A IV Conferência Municipal de Cultura acontecerá em três momentos distintos: fóruns temáticos, grupos de trabalho e plenária final. Os grupos de trabalho visam desenvolver dinâmicas colaborativas para o estabelecimento de parâmetros para a construção de programas a serem implementados pelo poder público municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, em quatro eixos: Gestão; Formação/Capacitação; Financiamento/ Fomento; e Difusão.

Fóruns temáticos
Os Fóruns Temáticos têm o objetivo de ampliar o conhecimento dos agentes culturais e cidadãos interessados, a partir de relatos de experiências e vivências de convidados palestrantes ligados à área.

“Em relação aos temas é uma oportunidade de quebrarmos paradigmas, de procurarmos novas maneiras de olhar para as questões e, a partir desse novo olhar, gerar novas possibilidades, novas construções, novas realizações, novas maneiras de desenvolver a política cultural no município”, ressalta o presidente do CMPC, Pedro Cezar. Os fóruns terão os seguintes temas e palestrantes convidados:

1 – Cultura como Negócio
Palestrante: Thais Stephanie da Costa
Sinopse: Compreender a cultura como negócio diz respeito a decupar as etapas dos processos da produção artística e cultural, identificando seus desdobramentos no cotidiano da cidade e quais mecanismos podem potencializar o mercado cultural em sua tridimensionalidade.

2 – Curadoria, ações afirmativas, descentralização e acessibilidade
Palestrante: Marcelo Pinto da Silva
Sinopse: Diante da crise instaurada de forma severa nas cadeias produtivas da cultura em todo o país se faz urgente a demanda por debates e criação de estratégias para a aplicação dos recursos públicos nas cadeias culturais, de forma a garantir o atendimento das reais necessidades e características dos processos criativos contemporâneos.

3 – Políticas Públicas para as culturas populares
Palestrante: Cecília Pereira Silva
Sinopse: No cenário cultural local, o setor da Cultura Popular foi quem apresentou os maiores avanços nos últimos anos, o que tem proporcionado experiências transformadoras, desafiando a atuação de toda a classe cultural, uma vez que muitas ações artísticas no município se apoiam nas mais diversas abordagens das tradições e costumes poços-caldenses.

A programação completa da Conferência Municipal de Cultura será divulgada em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes