A Unidade de Pronto Atendimento – UPA, de Poços de Caldas atendeu de janeiro a outubro deste ano, 86.987 pessoas, contando apenas os atendimentos de consulta clínica, repouso e sala vermelha.
Só no mês de outubro, a UPA atendeu 10.008 pessoas, batendo o maior pico de atendimentos durante todo o ano de 2021. Desses 1.549 foram atendimentos de crianças até 12 anos, e 1.533 de idosos acima de 60 anos.
No primeiro semestre de 2021, a UPA atendeu 72.482 pacientes. Já de julho a setembro foram 26.812 atendimentos realizados.
Segundo o coordenador da UPA, Flávio Pessoa, é de extrema importância o papel do hospital na cidade. ” O principal papel da Upa é atuar como estrutura de complexidade intermediária entre os serviços prestados pelas Unidades Básicas de saúde e urgências hospitalares”, esclarece Flávio .
A UPA funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, com atendimentos clínicos e pediátricos, neurológicos e ortopédicos, urgência e emergência, exames de imagem e laboratoriais, aplicação de medicação, além de procedimentos fisioterápicos. Atendimento aos pacientes com sinais de agravamento, como perda de consciência, descontrole pressórico, febre alta, acidentes, fraturas, cortes, infarto e derrame também são realizados no local.
O serviço prestado pela UPA segue a Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país.
A UPA de Poços de Caldas fica na rua R. Bandeira do Sul, s/n, bairro José Carlos.