Foi comemorado nesta quarta, 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade. Pelo quarto ano consecutivo, a UTI Neonatal da Santa Casa de Poços realiza ações importantes nesse que é conhecido como o Novembro Roxo, que é o Mês da Prematuridade.
Nessa semana, a Semana da Prematuridade, a UTI Neo já está toda decorada com o tema. Será realizado ensaio fotográfico com os bebês internados, dinâmica com os funcionários do hospital e sorteio de vários brindes que foram doados por empresas e parceiros que apoiam essa causa.
Fechando a programação da Semana, no domingo, 21, com saída às 16 horas do Estádio Ronaldo Junqueira, acontece a 2ª Carreata da Prematuridade, momento importante para chamar a atenção para essa questão que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a seis prematuros a cada 10 minutos.
“Este ano, com a pandemia, aconteceram muitas mudanças na rotina da UTI Neo, principalmente com a visita dos pais que foram reduzidas pensando sempre na saúde e segurança dos nossos prematuros. Esperamos que tudo isso passe logo para que possamos deixar os pais mais próximos de seus bebês”, explica a enfermeira da UTi Neo, Poliana Amaral Araújo.