sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioSaúdePrograma "Retoma+Saúde" foi lançado neste sábado

Programa “Retoma+Saúde” foi lançado neste sábado

A realização de quase 900 procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias de catarata marcou o lançamento do Programa “Retoma+Saúde”, lançado neste sábado (06), em comemoração ao aniversário de 149 anos da cidade de Poços de Caldas.

“Fizemos questão, no dia do aniversário de Poços, dar inicio ao Programa ‘Retoma+Saúde’. Na semana que vem devemos começar a realização das cirurgias eletivas. Vencemos a pandemia da COVID-19 e vamos voltar realizar de forma habitual os outros procedimentos da saúde”, destacou o prefeito Sérgio Azevedo.

Os procedimentos foram realizados em quatro locais: Policlínica Central, Policlínica Sul, Hospital Gilberto de Matos (Hospital da Zona Leste) e Cismarpa.

Elina Jurema Costa que esperava ser chamada para a consulta com o ortopedista, na Policlínica Central elogiou a iniciativa do Programa. “A equipe da secretaria de Saúde está de parabéns. Temos uma ótima qualidade no atendimento no Sistema Único de Saúde aqui em Poços.”

Durante os próximos meses a secretaria de Saúde realizará as marcações dos procedimentos eletivos que ficaram represados em decorrência da COVID-19.

Já a paciente, Marise Cagnani Arcanjo aguardava consulta com o cardiologista, também na Policlínica Central  e elogiou o atendimento da equipe. “Está muito bom o atendimento, todos os funcionários são muito educados. Temos sempre que reconhecer a importância do SUS para toda a população.”

As consultas de especialidades incluiu ginecologia, ortopedia, cardiologia, otorrinolaringologia, urologia, mastologia, gastrologia, oftalmologia e reumatologia. Também foram realizadas cirurgias de catarata e duas cabines de espirometria para realização de exames. Os alunos da faculdade Pitágoras e Puc Poços também ofereceram atendimento ao público.

O secretário de Saúde, Carlos Mosconi ressaltou que o Programa abre o ínicio de diversas ações que serão realizadas a fim de reduzir a fila de espera. “Queremos usar esse dia como um símbolo do recomeço de uma série de ações que a Saúde realizará para o atendimento da população de Poços. Vamos agilizar a realização desses procedimentos, queremos encurtar o tempo de espera tanto para a realização de consultas especializadas quanto para exames.”

Os agendamentos estão sendo realizados pela secretaria de Saúde ou Unidades Básicas de Saúde por telefone. Não há necessidade de se dirigir pessoalmente até a secretaria de saúde.

As cirurgias eletivas começam na semana que vem e serão realizadas com o repasse realizado pela Câmara de Vereadores de R$1,5 mil e o aporte econômico realizado pela prefeitura no mesmo valor, totalizando R$ 3 milhões.

Estiveram presentes o prefeito Sérgio Azevedo; o vice-prefeito Júlio César de Freitas; o secretário de Saúde Carlos Mosconi; a secretária Adjunta Rosilene Faria; vereadores, secretários e servidores municipais. 

“Medicamento em Casa”

Cumprindo a lei municipal 9.464, de 08 de julho de 2021, que dispõe o direito dos idosos com mais de 60 anos, das pessoas com mobilidade reduzida e das pessoas portadoras de doenças crônicas de receberem medicamentos de distribuição gratuita em sua residência, começa neste sábado (06), a implantação do serviço “Medicamento em Casa” em Poços.

A implantação será dividida em fases atendendo os grupos preconizados pela legislação. Neste primeiro momento serão atendidos os pacientes que são acompanhados pelo Serviço de Atenção Domiciliar – SAD.

A médica do SAD, Beatriz Helena Martins Lusvarghi avalia positivamente o programa “Esse programa será muito benéfico aos nossos pacientes que muita das vezes estão acamados ou domiciliados e encontram dificuldade de locomoção até a central de distribuição. Também será essencial para termos um controle maior desses medicamentos de uso crônico que serão dispensados.”

A equipe da Assistência Farmacêutica irá fazer contato com a equipe do SAD para ter acesso ao cadastro e prescrições de cada paciente. Depois entrarão em contato com o paciente para autorização da entrega do medicamento em domicilio.

A farmacêutica, Lívia de Almeida Vieira Cava destaca como esse atendimento trará benefícios aos pacientes. “A implantação desse programa na cidade será essencial para ampliar o acesso da população à assistência farmacêutica  e adesão dos pacientes ao tratamento farmacológico prescrito, trazendo mais comodidade aos usuários que necessitam desse tipo de atendimento, além de diminuir aglomerações de pessoas nas unidades de saúde.”

As distribuições serão de acordo com as normas sanitárias e acontecerão no período da manhã e da tarde, pelos motoristas da secretaria de saúde.

A equipe do “Medicamento em Casa” será composta por um farmacêutico, responsável técnico e auxiliares administrativo.

A ampliação para outros grupos irá acontecer conforme estruturação do programa. 

Para mais informações entre em contato com a sua Unidade Básica de Saúde ou  ligue no telefone (35) 3697-2367. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes