domingo, novembro 24, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaDocumentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção...

Documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós” é lançado em pré-estreia

“Os tambores não ecoaram pelas ruas da cidade, mas a fé do povo de São Benedito não se abala nem na pandemia. Cheios de respeito, admiração, religiosidade e esperança, os ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas se reuniram, desta vez de uma maneira diferente, para reverenciar São Benedito, presença de cura nas vidas daqueles que carregam essa tradição”. Assim, a presidente da Associação dos Ternos de Congo e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino, abre o documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”, cuja pré-estreia foi realizada na tarde desta quinta-feira (26), durante a solenidade de posse do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas (Condephact), no pátio interno da Villa Junqueira, sede do Museu Histórico e Geográfico.

O documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós” foi produzido pela secretaria de Cultura, em parceria com a Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, com apoio da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho de Políticas Culturais e Coletivo Estamos Aqui – Projeto Curas.

O documentário registra a manifestação de fé, a partir da religiosidade dos agentes da cultura popular que perpetuam a tradição. A captação de imagens foi realizada em maio, quando seria realizada a Festa de São Benedito que, pelo segundo ano consecutivo, não aconteceu devido à pandemia da Covid-19.

“Esse documentário trata realmente da fé do povo de Poços de Caldas em São Benedito. Acredito que seja a primeira vez que os congadeiros participam da posse do Conselho do Patrimônio. Isso é para que nós todos lembremos que, além do patrimônio material, nós temos também nossas raízes, nossas tradições e São Benedito é muito importante para Poços de Caldas. Pelo segundo ano, a festa não aconteceu, mas nós estávamos lá produzindo esse documentário”, enfatizou o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, que ressaltou o trabalho de salvaguarda dos festejos de São Benedito realizado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Seplan.

O lançamento do documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós” deve ser realizado oficialmente no dia 5 de outubro, Dia de São Benedito. O objetivo é valorizar as manifestações da cultura popular local e conscientizar as novas gerações a respeito da importância da preservação da riqueza cultural do município, por meio do trabalho com a Festa de São Benedito e seus grupos tradicionais de Congada e Caiapó.

De acordo com trabalho de pesquisa desenvolvido pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, a Festa de São Benedito é realizada desde 1904, na Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, primeiro nome da cidade. Mas as primeiras festas já aconteciam antes dessa data.

Além da presidente da Associação, Lilia Clementino, também participaram da pré-estreia do documentário, o prefeito Sérgio Azevedo, o vice-prefeito Júlio César de Freitas, secretários municipais, representantes dos Ternos de Congos e Caiapós do município, a antropóloga Gabriela Acerbi Pereira e os novos membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes