Depois de vencer o Águia Negra em Rio Brilhante-MS por 6 a 0, a Caldense chegou a Poços de Caldas na madrugada de terça-feira. Nesta quarta o elenco treinou em dois períodos no Ninho dos Periquitos em preparação para o jogo contra o Patrocinense no sábado (07) às 16 horas no Ronaldão pela 10ª rodada da fase de grupos da Série D 2021.
A equipe alviverde está na vice-liderança do grupo e vai em busca da vitória para se aproximar ainda mais da classificação para a próxima fase. O Patrocinense ocupa a lanterna do grupo e ainda não venceu na competição. Nesta quinta a Veterana treina na parte da manhã no Estádio Municipal Doutor Ronaldo Junqueira e na sexta fecha a preparação para o duelo em atividade no CT.
Retrospecto
O retrospecto geral do confronto entre Caldense e Patrocinense assinala 11 jogos, sendo 4 vitórias da Caldense, 4 vitórias do Patrocinense e 3 empates. A Veterana marcou 12 gols e sofreu 13. A última vez que as equipes se enfrentaram foi no confronto de ida da fase de grupos da Série D, vitória alviverde por 3 a 2, com gols de Gabriel Santos (2) e Patrick Lopez para o Verdão e Felipe Gregory (2) para a equipe de Patrocínio.
Campanha
O Verdão está em segundo lugar na tabela com 17 pontos e acumula os seguintes resultados: 2 a 1 contra o Rio Branco-ES, 0 a 1 Ferroviária, 1 a 1 Boa, 3 a 1 Uberlândia, 3 a 2 Patrocinense, 6 a 2 Águia Negra, 0 a 3 Rio Branco-VN, 0 a 0 Rio Branco-VN e 6 a 0 Águia Negra. Já o Patrocinense está na oitava colocação com 3 pontos, ainda não venceu na competição, acumula três empates e seis derrotas.
Pendurados, suspensos e retornos
A Veterana tem sete integrantes pendurados com dois amarelos: o atacante Tevez, o lateral-esquerdo Geisandro, o atacante Luan Gabriel, o zagueiro João Pedro, o meia Patrick Lopez, o auxiliar técnico Andrézão e o técnico Marcus Paulo Grippi. O meio-campista André Martinez, o zagueiro Rodolfo, o atacante Gabriel Santos, o volante Franklin, o volante Steylon, o lateral-direito Rafael Peixoto, o volante Guilherme Borges e o lateral-direito João Vitor levaram um cartão amarelo cada na competição.
Arbitragem
A arbitragem ficará a cargo de Samuel dos Santos, do Amapá, com assistência de Pablo Almeida da Costa e Luiz Antônio Barbosa. Além do quarto árbitro Leonardo Rotondo Pinto e do analista de campo Rogério Pereira da Costa, todos de Minas Gerais.
Transmissão
A partida será transmitida com imagens ao vivo pelo site Eleven Sports. O link para acompanhar o confronto estará disponível no site oficial da Caldense no dia do jogo.
Artilharia
11 gols em 9 jogos, sendo dois hat-tricks. Média de 1,22 gol por partida. Até aqui na Série D 2021, foram 708 minutos em campo, ou seja, um gol a cada 64 minutos. Esses são os expressivos números de Gabriel Santos, atacante da Caldense, que é o artilheiro não só da competição, mas o maior artilheiro entre todas as divisões do Campeonato Brasileiro.
Na Série A, os artilheiros são Gilberto do Bahia, Matheus Peixoto do Juventude e Bruno Henrique do Flamengo, todos com 7 gols entre 12 e 14 rodadas disputadas. Na Série B, Edu do Brusque balançou as redes 9 vezes em 15 rodadas. E na Série C, Manoel do Altos e Diego do Ypiranga anotaram 6 gols cada ao longo de 10 jogos. Em números, Gabriel supera todos eles.
Além disso, Gabriel Santos está perto de alcançar outro grande feito: entrar na lista dos 20 maiores artilheiros da história profissional da Veterana. Atualmente Jota Lopes e Rubinho dividem a vigésima posição com 13 gols. Com pelo menos cinco jogos pela frente na Série D deste ano, caso mantenha a média de gols, Gabriel caminha para entrar no ranking de goleadores alviverdes ainda esta temporada e inclusive pode até sonhar com posições mais altas, já que está apenas com 22 anos.