A Regional de Saúde de Pouso Alegre notificou oficialmente na manhã desta quarta-feira (16), que na cidade de Poços de Caldas foram encontrados em amostras de pacientes analisadas de 13 de março até o dia 02 de abril, novos casos de variantes do novo coronavírus.
Foram informados que em amostras de 40 pacientes foram confirmados casos de variantes da COVID-19. 33 com a variante “P.1.”, quatro com a variante “P.2.”, um com a variante “B1.1.7″ (variante do Reino Unido) e dois definidas como “outras variantes”.
A Vigilância Epidemiológica junto a Atenção Básica está realizando a busca ativa dos pacientes para mais informações.
Os casos foram constatados depois de uma pesquisa realizada em todas as Regionais de Saúde pela Universidade de Minas Gerais – UFMG, Secretaria de Estado de Saúde e Fundação Ezequiel Dias – FUNED.
O QUE É UMA VARIANTE?
Quando ocorrem mutações específicas, estas podem estabelecer uma nova linhagem do vírus em circulação. O coronavírus pode continuar sofrendo mutações adicionais gerando diferenças dentro da mesma linhagem. Quando isso acontece, caracteriza-se como uma nova variante daquele vírus.
PREVENÇÃO
Frente a detecção de variantes em Poços e na região Sul de Minas, novamente é pedida a conscientização por parte de toda população. Usar máscaras e evitar aglomerações.