sexta-feira, setembro 20, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaFavela é Isso Aí lança caderno de experiências e exibe documentário

Favela é Isso Aí lança caderno de experiências e exibe documentário

Em transmissão online equipe da ONG promove bate papo e apresenta os resultados do curso “Avaliação de Impactos de Projetos Socioculturais”

No dia 14 de junho (segunda-feira), às 19 horas, serão lançados livro e documentário com relatos de experiências dos alunos do curso Avaliação de Impactos de Projetos Socioculturais, promovido pelo Favela É Isso Aí. O lançamento é aberto ao público e acontece em plataforma digital, no canal do YouTube (/favelaeissoai). Contará ainda com presença dos professores do curso para bate-papo com os interessados.

Realizado pelo Favela é Isso Aí com patrocínio do Governo de Minas Gerais, através do Fundo Estadual de Cultura (FEC), o curso contou ainda com a parceria da Plataforma Inspire Gestão Cultural, o que permitiu sua realização virtual, em temos de pandemia do COVID-19. Com a participação de 200 inscritos de todo o Estado, reuniu gestores públicos e privados, estudantes e membros de projetos socioculturais, que entendem a arte e a cultura como fatores de transformação social.

O livro intitulado “Os Impactos da Arte: Experiências Compartilhadas de Ações Culturais, Coletivas e Comunitárias”, um dos produtos do curso, foi organizado pela antropóloga e assessora técnica dos projetos da ONG, Clarice Libânio. Traz 20 iniciativas e ações de projetos culturais e socioculturais realizados em vários territórios distintos, indicando seus impactos nas comunidades onde estão inseridos. “Os projetos apresentados no livro tiveram consultorias individualizadas para que pudessem elaborar seus instrumentos de avaliação de impactos e, ao mesmo tempo, relataram suas experiências para compor este caderno e o documentário que será lançado no evento”, informa Clarice.

Para Clarice, “livros como esses potencializam os resultados do curso, uma vez que compartilham e disseminam técnicas, métodos e experiências”, afirma. O Favela é Isso Aí lançou em 2015 e 2017, dois volumes semelhantes, com outras experiências, que tiveram o objetivo de servir de exemplo, inspiração para outros projetos. “A ideia é que os realizadores consigam ver e comprovem a diferença que as suas ações fazem, gerando transformações efetivas nos territórios onde são realizadas”, conta.

Foram impressas 800 cópias do livro para serem distribuídas entre os projetos participantes, bibliotecas públicas, centros culturais e interessados no tema. Uma versão digital estará disponível para download gratuito no site do Favela é Isso Aí já a partir do dia do lançamento.

O curso Avaliação de Impactos de Projetos Socioculturais, estruturado em dois módulos, um teórico e um prático, contou também com experientes professores de diferentes áreas, entre eles produtora cultural Flávia Botelho; os sociólogos Silvia Carolina Maia dos Santos e Renato Clepf; e o jornalista e gestor público Paulo Morais. Juntos realizaram ainda um webinário com a intenção de promover a troca de experiências e integração entre os participantes. As aulas do curso foram gravadas e, assim como o webinário, estão disponíveis no canal do YouTube da ONG.

Serviço:

Livro Os Impactos da Arte: Experiências Compartilhadas de Ações Culturais, Coletivas e Comunitárias

Lançamento dia 14 de junho de 2021

19 horas Ao vivo no YouTube: https://www.youtube.com/favelaeissoai

Acessível em Libras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes