sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaDocumentário vai marcar a festa de São Benedito este ano

Documentário vai marcar a festa de São Benedito este ano

É pandemia. Os tambores não ecoam pelas ruas da cidade. Não é possível sentir o cheiro doce de coco, amendoim e maçã do amor. Não há gritos de alegria no parque. As bolas de plástico não nos emprestam o seu colorido furta-cor. O pátio da igreja está vazio. Mas, ainda assim, é 1º de Maio, data em que, pela tradição secular, começariam os festejos de São Benedito.

Pelo segundo ano consecutivo, a mais tradicional, popular e querida festa de Poços de Caldas – a Festa de São Benedito – não será realizada, por conta da pandemia da Covid-19. Para marcar a data, a secretaria de Cultura está produzindo um documentário sobre as manifestações culturais ligadas à festa.

“Com a pandemia, aprendemos que não podemos deixar de registrar nossas manifestações porque, infelizmente, nossos mestres estão partindo. Recentemente, perdemos nosso Mestre Moçambique, Seu Joaquim, o que reforçou ainda mais a urgência e a relevância do trabalho de registro de toda a riqueza das manifestações populares”, destaca o secretário de Cultura, Gustavao Dutra.

Produzido em parceria com a Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, com apoio da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho de Políticas Culturais e Coletivo Estamos Aqui – Projeto Curas, o vídeo registra as principais ações da programação cultural da festa, como o Dia de Santa Cruz, a Retirada dos Caiapós do Mato, a Missa Conga e Procissão Solene. O lançamento do documentário está previsto para até o final do mês de maio.

O objetivo é valorizar as manifestações da cultura popular local e conscientizar as novas gerações a respeito da importância da preservação da riqueza cultural do município, por meio do trabalho com a Festa de São Benedito e seus grupos tradicionais de Congada e Caiapó.

“O documentário vai mostrar que a nossa fé é verdadeira e está viva em nós, mesmo que a festa não aconteça. Nossa devoção estará registrada para que as gerações futuras saibam que a tradição dos Congos e Caiapós de Poços de Caldas se mantém firme, mesmo durante a pandemia”, ressalta a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós, Lilia Regina Clementino.

História
De acordo com trabalho de pesquisa desenvolvido pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, a Festa de São Benedito é realizada desde 1904, na Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas, primeiro nome da cidade. Mas as primeiras festas já aconteciam antes dessa data.

O documentário vai registar a manifestação de fé, in loco e no tempo em que as coisas acontecem, de forma a produzir sentido para os agentes da cultura popular que perpetuam a tradição. A captação de imagens tem início na próxima semana, seguindo todas as medidas de enfrentamento do novo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes