“Programa aborda importância de ler clássicos e traz grandes nomes para o debate”
O Flipoços Clássicos, faz parte de uma programação anual temática, lançada e desenvolvida pela curadora do Festival que contará com quatro programas ao longo do ano. Iniciando nessa semana, dias 28 e 29 de abril, com a abordagem voltada para os a importância da literatura clássica sem preconceitos e como lê-los, já que existe um “receio” de incompreensão do tema.
Segundo Matheus Araújo, responsável pelo Canal Dom Literário no YouTube, “nós precisamos reverter o quadro do nosso país nesse estigma de ‘país de não leitores’ e oportunizar a todos esse acesso. Em alguns casos a própria escola não cumpre efetivamente seu papel de levar os alunos até a literatura em geral e prepará-los para entender e gostar de ler os clássicos. Isso acaba criando traumas que as pessoas carregam por toda vida, pela obrigação de ler esse estilo sem nenhuma preparação e conceito prévios”.
Os próximos programas confirmados são: Fipoços Verde (23 e 24 de junho); Flipocinhos Educação (25 e 26 de agosto); Flipoços Noir (27 e 28 de outubro).
Confira a programação completa e programe-se para não perder nada!
DIA 28 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA
. 10h às 11h – ATIVIDADE 1 – Aula Magna «O Inventor Augusto de Campos» (aniversário de 90 anos) com Sérgio Roberto Montero Aguiar.
. 15h às 16h – ATIVIDADE 2 – Mesa «Por que Ler e Ver os Clássicos Hoje?» com Katia Canton, escritora e artista plástica e Vera de Sá, jornalista e escritora. Mediador Cassiano Elek Machado, editor da Planeta Brasil.
. 17h às 18h – ATIVIDADE 3 – Mesa «As Cosmocartas de Julio Cortázar» com a Kátia Bandeira de Mello-Gerlach e Sérgio Montero Aguiar.
. 18h30 às 19h30 – ATIVIDADE 4 – Mesa «Por que os brasileiros não gostam de ler literatura» com o professor Matheus Araújo. Oferecimento Canal Dom Literário.
DIA 29 DE ABRIL – QUINTA-FEIRA
. 10h as 11h – ATIVIDADE 1 – Minicurso – «História, livros e cinema: do Poderoso chefão aos Vikings» com Guto Mello. Autores como Mario Puzo e Umberto Eco só se tornaram conhecidos do grande público após a adaptação cinematográfica de seus romances. Com o crescimento dos streamings, houve uma indiscutível democratização do acesso às produções audiovisuais, inclusive séries e documentários. Esse minicurso mostrar como transformar produções em recurso didático para o ensino da história. Oferecimento Nós Educação.
. 15h as 16h – ATIVIDADE 2 – Mesa «De Camões a Saramago, uma viagem entre dois tempos» uma conversa entre Pilar Del Rio e Nélida Piñon. Mediação Gisele Ferreira.
. 17h às 18h – ATIVIDADE 3 – Mesa «Platão e a Literatura» com Thiago Bittencourt (Inspiração poética e loucura sagrada) e Bruno Drumond Mello Silva (A apropriação da narrativa mítica como recurso pedagógico em Platão).
. 18h30 às 19h30 – ATIVIDADE 4 – Mesa «Literatura, Moda e Gastronomia: Clássicos – Uma Conversa Macanuda» com Priscila Moraes, Giovanna Penido e Carolina Figueira de Castro.
Toda a programação é gratuita e a transmissão vai acontecer na redes sociais do Flipoços (Youtube e Facebook) e com retransmissão nos parceiros: Nós Educação; Município de Óbidos (Portugal); Publishnews; The Book Company (Portugal); Elicer (Festival do Cerrado); Museu da Língua Portuguesa (SP); Podcast Rabiscos; Resenhando e Secult Poços. Patrocínio Cultural do Clube de Literatura Clássica.
Fique ligado ainda no Flipoços Virtual 2021, com a temática «Literatura, Design e Tecnologia, a nova década em suas mãos» que vai acontecer de 21 a 25 de julho. Acesse o site www.flipocos.com. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo (35) 3697 1551 na GSC Eventos Especiais, Poços de Caldas.