Reelaborar e transformar a realidade, propondo novas maneiras de enxergar o mundo e pensar a vida. Assim, a arte nos ajuda a manter a esperança, especialmente em momentos de incerteza, como a pandemia do novo coronavírus. E, mais uma vez, ela traz um respiro de leveza e emoção, pelas mãos dos artistas plásticos Loo Firmino e Ricardo Braga, que se uniram para homenagear os profissionais da Saúde, especialmente os que trabalham na vacinação contra a Covid-19 em Poços de Caldas.
Nesta sexta-feira (16), eles trouxeram seus materiais de trabalho para o estacionamento do Espaço Cultural da Urca – por excelência a nossa casa das artes – que se transformou também em ambiente de esperança, com o drive-thru de vacinação.
E, bem em frente ao local onde os públicos prioritários recebem a dose da tão sonhada vacina contra a Covid-19, Loo Firmino e Ricardo Braga deixam a marca da sua sensibilidade nos muros da Urca. Uma enfermeira de máscara vai tomando forma, com a seringa em mãos, rodeada de flores, porque vacina é vida.
Do outro lado, os homenageados prosseguem no seu trabalho de imunizar, enquanto espiam Loo e Ricardo no seu ofício de fazer arte. “A ideia surgiu como uma forma de homenagear essas pessoas que estão há tanto tempo trabalhando nisso”, conta Loo Firmino, que trabalha com artes visuais, letterings e personalizações desde 2017.
Ela diz que vinha acompanhando outras intervenções artísticas neste sentido, como na música, por exemplo. “Então pensei: o que eu tenho na minha mão? Arte! Falei com o Ricardo e ele topou na hora”. Esta é a primeira vez que ela pinta um mural externo.
A ideia foi construída em conjunto, a partir da imagem de uma enfermeira de máscara. Ricardo acrescentou as flores, para representar a vida. “Aqui é um ambiente de esperança, a vacina é a luz na pandemia e a nossa ideia é reforçar isso. As flores vão representar a vida que brota e a gente quer transmitir esse sentimento para as pessoas”, afirma o artista plástico Ricardo Braga, que trabalha com desenho há 11 anos, dos quais 5 dedicados à produção de murais.
Emoção
“Tal gesto é de tamanha sensibilidade, referenciando todos os profissionais que atuam na linha de frente da pandemia, com foco nos profissionais da vacinação, que nos emociona muito, mostrando o espírito coletivo de amor ao próximo, igualdade e equidade. Que mais pessoas possam se conscientizar e unir forças em prol de um bem maior que é a saúde” agradece, em nome de todos os profissionais da área, a secretária adjunta de Saúde, Rosilene Faria.
“Essa homenagem representa, além dos profissionais que atuam na vacinação contra COVID -19, todos os profissionais que estão atuando na linha de frente desde o início da pandemia. Com toda certeza é um incentivo para nós, ainda mais que a intervenção artística está sendo feita em frente onde acontece o drive-thru de vacinação. Trabalhar em um local onde estamos sendo homenageadas é uma honra muito grande”, diz Gisele Scatola, referência técnica de Imunização do município.
No Mês da Mulher, as profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19 também foram homenageadas em uma exposição organizada pela equipe da Biblioteca Centenário. “Mais uma vez, a arte nos mostra o caminho. Gratidão aos artistas Loo Firmino e Ricardo Braga pela iniciativa de extrema sensibilidade de homenagear os profissionais da Saúde, que tem aplicado esperança. A vacina é uma gota de esperança para as famílias. Toda a equipe do Espaço Cultural da Urca se une aos profissionais de Saúde e, nesse momento em que a casa se encontra fechada para sua atividade-fim, abrimos nossas portas para essa prestação de serviços tão essencial”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.