Os Caiapós do PMJ São José, a Congada da Criativa Idade e o Grupo de Catira Mirim se apresentam esta semana no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza
Em uma ação que reafirma a importância da cultura popular na formação de identidades e na valorização dos saberes ancestrais, o Festival da Cultura Popular edição especial “De Criança pra Criança”, promovido pela Associação Grupo Entre Nós leva nesta quinta-feira, 31 de outubro, ao Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza três grupos mirins que representam parte das manifestações tradicionais e culturais da cidade.
De acordo com uma das produtoras do Festival, Dani Alvisi, as apresentações dos grupos Caiapós PMJ São José, Grupo de Catira Mirim e Congada Criativa Idade destacam a preservação e continuidade das tradições locais, onde as crianças, como protagonistas, representam o legado cultural de suas comunidades. “Este encontro entre o público infanto-juvenil e os saberes populares busca fortalecer o vínculo e promover o respeito e o reconhecimento da nossa identidade cultural local, contribuindo ainda para a realização do trabalho inter geracional nas instituições escolares envolvidas”, afirma.
Com essa edição do festival, a Associação Grupo Entre Nós, que desde 2005 atua na preservação e salvaguarda das manifestações tradicionais na cidade de Poços de Caldas, possibilita espaços de fomento às iniciativas que buscam transmitir os saberes populares para as novas gerações. Segundo a coordenadora Angélica Vianna, a edição especial “De Criança pra Criança” segue com o compromisso de salvaguarda do patrimônio imaterial e a valorização das tradições locais no ambiente escolar. “A ideia é que as crianças conheçam e se reconheçam nessas manifestações, compreendendo seu valor histórico e cultural para Poços de Caldas”, declara Angélica.
A edição de 2024 conta ainda com a produção e assessoria de imprensa de Bibi Rodriguez, da Lavanda Cultural, assim como Dani Alvisi, que também assina os registros fotográficos; de Lilia Clementino, na assistência de produção, Robson Américo, nos registros audiovisuais, Paulo Tothy, nas artes e Milton Leite, na sonorização. O Festival é realizado com recursos do edital de patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.
Histórico do Festival
Em 2022, em sua primeira edição, o Festival de Cultura Popular de Poços de Caldas levou 16 grupos tradicionais e três grupos mirins ao Teatro do Palace Casino, onde se apresentaram para mais de 1.500 espectadores entre crianças e adultos. Em 2023, uma edição especial focou na Cultura de Terreiro e nas tradições afro-brasileiras, criando diálogos intergeracionais entre comunidade e cultura popular.
Foto: Dani Alvisi