O Araçá Quarteto, grupo de música instrumental brasileira, apresenta Olhos da Mata, nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, às 20h, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca. O show destaca o mais novo disco do grupo e conta com a participação dos músicos Roberta Valente e Alexandre Ribeiro, que também participaram das gravações do álbum homônimo.
No palco, o quarteto formado há oito anos por Jorge Viviani, Leonardo Faria, Leo Brasileiro e Flávio Danza, contará com as participações especiais de Roberta Valente, no pandeiro, e Alexandre Ribeiro, no clarinete, reforçando a complexidade das composições de Olhos da Mata.
O show marca uma fase inovadora na carreira do grupo, que já se apresentou em importantes festivais e eventos nacionais e internacionais, e que em breve partirá para uma turnê na Europa, com apresentações na Espanha, Portugal e França, com recursos do Edital Programa de Intercâmbio Cultural – MinC – Ministério da Cultura.
Olhos da Mata está disponível nas principais plataformas de streaming e no canal do YouTube do Araçá Quarteto. Segundo o produtor musical Flávio Danza, o álbum explora novos territórios ao integrar percussões como udú, cajón e zabumba, sem perder de vista a forte influência do Choro. “O disco é uma dança de ritmos e sentimentos, protagonizada pela flauta transversal, que guia a narrativa musical com leveza e intensidade”, comenta Leo Brasileiro, percussionista do grupo.
A entrada para o evento é gratuita e viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cultura de Poços de Caldas, patrocínio do CIIM – Centro Integrado de Imagem e produção da Lavanda Cultural.
Araçá Quarteto – oito anos de carreira
Com oito anos de trajetória, o Araçá Quarteto se consolidou como um dos principais grupos de música instrumental de Poços de Caldas. Formado em 2016, o grupo se destaca pela criação de projetos culturais que promovem e fortalecem a música instrumental brasileira. Ao longo de sua carreira, o quarteto já se apresentou em palcos importantes, como a Casa do Choro, no Rio de Janeiro, reduto do choro carioca.
No cenário internacional, o Araçá fez uma turnê pela Argentina, com apresentações em espaços prestigiados, como o La Paz Arriba, em Buenos Aires, e o bar La Bicicletaria, em La Plata. Além disso, participou de eventos renomados no Brasil, como o Festival ChorandoSemParar, em São Carlos (SP), o Minas ao Luar, do Sesc Minas Gerais, e o Festival Música nas Montanhas, em 2019. Com um repertório que transita entre o tradicional e o tradicional inovador, o Araçá Quarteto segue expandindo fronteiras, sempre em diálogo com as diversas vertentes da música instrumental.
Ficha técnica de Olhos da Mata
Músicos: Leonardo Faria, nas Flautas
Jorge Viviani, no Violão 7 cordas aço Flávio Danza, no Cavaco Leo Brasileiro, na Percussão
Participações: Alexandre Ribeiro, no Clarinete Roberta Valente, no Pandeiro
Produção musical e mixagem: Flávio Danza
Produção: Lavanda Cultural
Produção executiva: Jorge Viviani, Bibi Rodriguez e Dani Alvisi
Serviço
Show Olhos da Mata
Araçá Quarteto
Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca)
Sexta-feira, 18/10
20 horas
Entrada franca (por ordem de chegada)
Foto: Dani Alvisi