Poços de Caldas recebe de 22 a 25 de outubro, a 21ª edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente, que acontece no Espaço Cultural da Urca. O evento reúne mais de 600 participantes de diversas partes do Brasil, consolidando a cidade como palco de discussão crucial sobre questões ambientais.
O tema deste ano, “Extremos Climáticos: Impactos Atuais e Riscos Futuros”, revisita um dos desafios mais urgentes da atualidade. Durante quatro dias, especialistas, acadêmicos e profissionais imersos nas questões ambientais irão discutir os efeitos das mudanças climáticas e suas consequências para o planeta. Entre as características em destaque estão ondas de calor, secas, tempestades e incêndios florestais, cujos impactos são cada vez mais severos, afetando diretamente a biodiversidade, os ecossistemas e as economias em todo o mundo.
O papel humano nesse processo, especialmente devido à queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura intensiva, será um dos pontos centrais de discussão. O evento também busca fomentar a criação de soluções e a conscientização sobre a urgência de ações para mitigar os riscos climáticos.
Abertura com Dr. Francisco Assis Mendonça
A programação tem início no dia 22 de outubro, às 8h, com o credenciamento dos participantes. A primeira palestra será ministrada às 9h pelo Professor Doutor Francisco Assis Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Geógrafo e especialista em ciências e geografia física, Dr. Francisco é referência em estudos sobre climatologia, tendo realizado pós-doutorado na Université Sorbonne, em Paris. Ele possui vasta experiência em prevenção de desastres naturais e é autor de diversas obras, como o livro Riscos Híbridos .
Atividades oferecidas e palestras de peso
Ao longo dos quatro dias, o congresso contará com painéis, mesas-redondas, minicursos, workshops, doação de mudas frutíferas, visitas técnicas e ações sociais. Mais de 40 palestrantes renomados estarão presentes para compartilhar suas experiências e estudos. Além disso, os participantes poderão desfrutar de uma programação intensa que culminará em uma festa de confraternização.
O evento é uma realização da GSC Eventos Especiais, em parceria com a Prefeitura de Poços de Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (Campus Muzambinho), com apoio da Fapemig e patrocínio da Alcoa. O congresso também conta com a colaboração de diversas instituições parceiras, incluindo universidades e centros de pesquisa de diversas regiões do Brasil.
Para mais informações e a programação completa, acesse o site oficial www.meioambientepocos.com.br ou entre em contato com a GSC Eventos Especiais pelo telefone (35) 3697-1551.