sexta-feira, outubro 18, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioGeralPrefeitura mobiliza equipes após estragos causados por temporal

Prefeitura mobiliza equipes após estragos causados por temporal

O temporal com vento forte que desabou na cidade na última sexta-feira, 11, provocou a queda de árvores e deixou diversos bairros sem energia elétrica. Nesta segunda, foram mobilizadas equipes das secretarias de Obras, Serviços Públicos, DMAE, DME, Defesa Social e Corpo de Bombeiros, que coordenou ações de resposta imediata, com trabalho realizado durante todo o fim de semana.

As intervenções incluíram limpeza das vias, obras emergenciais, identificação de danos, desobstrução de ruas e reparos nas redes elétrica e telefônica. Uma das árvores caiu dentro do Parque Municipal sobre a fiação, enquanto outra atingiu parte do telhado da Escola Polivalente. Segundo o Corpo de Bombeiros, diversas árvores caíram em diferentes pontos da cidade, uma delas sobre um veículo. Felizmente, ninguém se feriu.

Diversas ruas da cidade ainda enfrentam dificuldades no trânsito, devido à presença de árvores caídas, como as ruas Padre Cletus Francis Cox, Paraíba, Ceará, Ouro Preto, e as avenidas Champagnat, João Pinheiro, Mansur Frayha, Montevidéu e Carlos Maran.

O Departamento Municipal de Eletricidade (DME) informou que, devido aos eventos atípicos, foram registradas 52 ocorrências de falta de energia, afetando mais de 48 mil unidades consumidoras. Cerca de 37 mil tiveram interrupções curtas, enquanto 11 mil enfrentaram um período de até 3 horas sem fornecimento. O diretor técnico da DME Distribuição, Marco César Oliveira, agradeceu a compreensão da população e o empenho das equipes envolvidas nos reparos.

Medidas preventivas e alerta da Defesa Civil

Segundo a Prefeitura, já são adotadas medidas preventivas ao longo do ano, como a limpeza regular de bueiros, bocas de lobo e canais, o que tem evitado maiores problemas mesmo com as chuvas intermitentes. Além disso, o município tem investido em obras de drenagem, garantindo que algumas áreas não registrem incidentes graves.

O que diz a Defesa Civil

Evitar transitar por áreas sujeitas a inundações;
Em casos de inundação no carro, abrir os vidros e sair pelo teto, buscando socorro;
Moradores de áreas propensas a alagamentos devem elevar móveis e estocar itens em locais altos;
Não consumir alimentos e água que tenham sido atingidos pela enchente;
Manter equipamentos elétricos longe da água e desligá-los em tempestades;
Evitar estacionar ou abrigar-se debaixo de árvores durante tempestades;
Comunicar à Defesa Civil sobre rachaduras ou movimentações de terreno.

A Defesa Civil também alerta para a necessidade de dirigir com cautela sob chuva e retirar aparelhos das tomadas durante tempestades com raios. Em caso de emergência, a população pode contatar a Defesa Civil pelos números: 193, 199, 153 ou 3697-2266.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes