Educadores(as) de Poços de Caldas já podem inscrever suas práticas educativas e concorrer ao prêmio de reconhecimento
O Instituto Alcoa abriu as inscrições da quarta edição da Campanha “Educador de Valor”, que visa reconhecer educadores(as) da rede municipal de Poços de Caldas, Juruti (PA) e São Luís (MA), onde o Instituto Alcoa tem atuação.
“Estudantes Brasil adentro são impactados diariamente pela dedicação de profissionais comprometidos com uma educação de qualidade. A Campanha Educador de Valor chega, pelo quarto ano consecutivo, para prestar homenagem a esses agentes transformadores que são os educadores e as educadoras”, explica Monica Espadaro, diretora Executiva de operações do Instituto Alcoa.
Como participar
Este ano a Campanha “Educador de Valor” irá reconhecer experiências e vivências educacionais exitosas em três categorias: Educomunicação, Cultura de Paz e Educação Ambiental.
As inscrições devem ser feitas de 22 de agosto a 20 de setembro, por meio do site da campanha (http://www.educadordevalor.com.br/) e são destinadas a educadores(as) ativos(as) na rede municipal de Ensino Fundamental de Poços de Caldas que ainda não foram reconhecidos como “Educadores de Valor” nas edições anteriores.
A campanha considera educadores(as) não só professores e professoras, mas também gestores(as), como orientadores(as) pedagógicos(as), coordenadores(as), assistentes de direção e diretores(as).
Avaliação
A avaliação das vivências e experiências será realizada por um comitê consultivo, que considerará a inovação das vivências e experiências educativas do ponto de vista da mobilização e engajamento para a melhoria da aprendizagem e não projetos pedagógicos da educação formal.
Um comitê consultivo irá avaliar: Alinhamento ao tema da edição, Inovação, Respeito e valorização da realidade e cultura locais, Qualidade técnica em redação de projeto, Competência gramatical, Alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Potencial de engajamento de estudantes, Oportunidade de replicação e Ganho de escala. A partir da análise desses itens, serão indicados 27 educadores(as) finalistas – nove profissionais de cada localidade, sendo três por categoria – que seguirão para votação popular.
As escolas que enviarem o maior número de experiências também receberão o certificado de “Escola de Valor”.
Premiação A divulgação dos(as) educadores(as) e da escola vencedora será feita no site da campanha e nos meios de comunicação do Instituto Alcoa, em novembro.
Empreendedorismo
A Alcoa Poços de Caldas tem se destacado no apoio ao empreendedorismo na região de Poços de Caldas. Recentemente, dois projetos importantes, Festival Cultura Empreendedora e Programa Mulheres Empreendedoras, foram concluídos com sucesso, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico e social local.
4ª Edição do Festival da Cultura Empreendedora
A 4ª edição do Festival da Cultura Empreendedora, realizada presencialmente no dia 15 de agosto, no Instituto Federal Sul de Minas (IFSULDEMINAS), foi um marco significativo para a comunidade empreendedora de Poços de Caldas. Com o tema “Oportunidades Transformadoras”, o evento, organizado pela Carvalho Agência Cultural, reuniu empreendedores, especialistas e representantes da comunidade para discutir temas relevantes e fortalecer a cultura empreendedora na região. O festival destacou ações práticas que promovem a cultura empreendedora, como a “Maratona Empreendedora” e a “Feira de Empreendedores”.
Deise Carrijo, empresária e artista, participou da roda de conversa sobre “Empreendedorismo Criativo” e destacou: “Tive muitas conquistas com meu trabalho e espero inspirar as pessoas a seguirem esse caminho e terem uma fonte de renda.”
Sergio Pedini, coordenador do Curso de Administração do IFSULDEMINAS, instituição parceira do evento, junto com o SEBRAE, ressalta a importância da colaboração: “As equipes da Empresa Júnior contribuíram não apenas na parte operacional, mas também com materiais e apoio ao desenvolvimento do evento.”
Programa Mulheres Empreendedoras
Outro projeto de destaque foi a conclusão do Programa Mulheres Empreendedoras, promovido pelo grupo de inclusão AWN (Alcoa Women’s Network – Rede de Mulheres da Alcoa) de Poços de Caldas, em 22 de agosto.
O programa, realizado em parceria com a Junior Achievement Brasil (JA Brasil), visa apoiar mulheres que já possuem ou desejam iniciar um negócio, oferecendo ensinamentos sobre administração, aumento da
autoconfiança e aprimoramento de competências empreendedoras. Desde julho, foram realizados encontros semanais no Clube da Alcoa com a participação de cerca de 40 mulheres.
Jaiza Generozo, gerente de Projetos da AWN, afirma que “o empreendedorismo feminino pode contribuir para o desenvolvimento da sociedade, minimizando diferenças de oportunidades profissionais entre gêneros e promovendo ambientes mais diversos e inclusivos.”
Vanessa Teixeira, empreendedora do ramo de estética automotiva, está otimista com a participação. “Espero que o Mulheres Empreendedoras me ajude a ter novas ideias e a crescer, entendendo o meu real propósito no empreendedorismo.”
Com essas iniciativas, a Alcoa Poços de Caldas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da cultura empreendedora na região, promovendo oportunidades e inspirando novos empreendedores.