Incêndios em área de diferentes regiões de Poços dificultaram a atuação dos bombeiros em Poços de Caldas nesta sexta-feira, 23, e provocaram desconforto à população, com agravamento de problemas respiratórios e ambientais. Durante a tarde foram registrados focos em quase todas as regiões da cidade, favorecidos pelo tempo seco e ventos que mudam de direção a todo momento.
A fumaça somada à fuligem e poeira do tempo seco transformaram a paisagem em um tempo cinzento, e o sol parecia apenas uma bola vermelha no horizonte. Equipes dos bombeiros trabalharam todo o tempo no combate a incêndios em vegetação, registrados em diferentes pontos desde o período da manhã.
De acordo com os bombeiros, os focos se encontravam nas zonas Sul, Leste e Oeste. As condições climáticas adversas, como a alta temperatura e a baixa umidade, favoreceram a rápida propagação dos incêndios e a dispersão da fumaça pela cidade. A multiplicidade de focos também é outro fator que dificuldade de combate a essas ocorrências.
O Corpo de Bombeiros diz ainda que como consequência da presença de múltiplos focos de incêndio, é comum que haja a percepção de fumaça e fuligem em diversas áreas, especialmente nas zonas Sul e Leste. Mas ressalta que apesar da extensão dos incêndios, não foi registrado nenhum prejuízo a propriedade ou danos a vidas humanas.
E que, ainda no fim da tarde desta sexta-feira, restava apenas um foco de incêndio na zona Oeste sendo combatido sem representar grande risco à população. Naquele momento, equipes se mantinham atentas, trabalhando até que todos os focos fossem completamente extintos.