O Centro de Imagem da Santa Casa ganhou uma nova logo. Essa nova identidade visual vem em um momento de profunda transformação no setor. Com uma estrutura mais moderna, o Centro de Imagem já conta, em funcionamento, com um tomógrafo importado, da marca Philips, de 128 canais, dotado de inteligência artificial e modulação de dose.
Esse equipamento, que foi adquirido com a ajuda da secretaria de Saúde e da prefeitura, reduz a quantidade de radiação emitida ao paciente e terá como um dos benefícios, realizar exames para a avaliação das coronárias, que substitui o cateterismo.
“É um ganho muito grande para a população de Poços. Nós estamos aqui com um equipamento de tomografia de última geração. É uma tomografia que faz muito mais cortes que fazia a anterior, ela tem 64 canais e consegue chegar a 128 canais. Isso significa que vamos fazer exames com mais rapidez, mais qualidade e vamos conseguir fazer exames que a gente não conseguia antes, como é o caso do exame para a avaliação das coronárias. Um exame que você substitui o cateterismo como diagnóstico, porque você consegue identificar as obstruções das artérias coronarianas, com um exame extremamente rápido e extremamente eficiente. É um aparelho que só tem dois no Brasil, que traz uma tecnologia que a gente não está nem acostumado a usar. Ele tem Inteligência Artificial, a gente consegue ver esse exame à distância. Então, são grandes benefícios, que trazem modernidade e uma qualidade muito grande para a Santa Casa e ficamos muito felizes em oferecer esse serviço”, explica o diretor técnico da Santa Casa, Dr. Alberto Volponi,
O Dr. Adelson Penha de Lima, médico responsável pelo Centro de Imagens, lembra que o fato do novo tomógrafo calcular as doses de radiação de acordo com o paciente, é o que traz mais segurança aos procedimentos. “Esse aparelho é dotado por 128 canais e com um sistema de Inteligência Artificial, que além de fazer exames bem mais rápidos que os convencionais, hoje a gente consegue fazer exame de tórax, abdômen, no tempo de 10 a 12 segundos. Isso, além de trazer mais comodidade ao paciente, tem um fator importante que é a modulação de dose. Ele analisa o paciente e calcula a dose de radiação por segmento. Então, pacientes que são maiores recebem doses maiores de radiação e pacientes que são menores, mais magros, recebem uma dose menor. O próprio aparelho analisa e estima a radiação que vai ser aplicada”, explica Dr. Adelson.
A gerente executiva do Centro de Imagens, Andréia de Almeida Silva, lembra que, além de contar com toda essa tecnologia, o setor conta com profissionais capacitados e equipe médica especializada. “Nós temos dois aparelhos de Raio X, sendo um telecomandado, que é onde nós fazemos exames contrastados, temos aparelhos de ultrassom com doppler, biópsias e punções. E hoje em dia contamos com esse aparelho de tomografia slice de 128 canais, onde iremos realizar também angiotomografias de coronárias. Nosso setor está priorizando cada vez mais o atendimento humanizado e facilitado”, finaliza Andreia.
O paciente consegue marcar exames pelo telefone fixo ou também pelo whatsapp 9.9925-3343.