O Mês da Mulher não é apenas de celebração, mas também de reflexão, principalmente em relação à violência contra a mulher, que tem aumentado com a pandemia. Com o objetivo de proporcionar um momento para as pessoas refletirem sobre este assunto, a Unimed Poços promoveu, no dia 8 de março, a palestra virtual Violência contra a mulher e feminicídio: o que você precisa saber para combater, conduzida pela promotora de Justiça Luz Maria Romanelli de Castro, que teve mais de 100 participantes.
A palestra foi aberta pelo médico Odilon Trefíglio Neto, presidente da Unimed Poços, que reforçou a importância da data, lembrou a história do Dia Internacional da Mulher, e citou as mulheres mais importantes e fundamentais em sua vida: a mãe, a esposa e a filha. “Agradeço a presença da promotora e aproveito a oportunidade para homenagear todas as mulheres por meio da nossa Diretora Tania Magalhães, das gerentes Lucinda Prado e Marlene Santos, e das nossas colaboradoras Lucimara Ferreira, Franciele Delfino e Vanilda de Lima, que trabalham diretamente comigo”, disse o presidente. Hoje, mais de 70% do quadro de colaboradores da Unimed Poços é formado por mulheres.
Luz Maria lembrou a importância de se falar sobre a violência contra a mulher para alertar e encorajar a mulher e as pessoas do seu entorno a não aceitar essa situação, denunciar e buscar ajuda sempre que perceberem qualquer ato violento, para que ele não ocorra mais. “Agradeço muito o convite para estar aqui hoje e parabenizo a Unimed Poços por esta iniciativa maravilhosa de escolher este tema para comemorar uma data tão importante como a de hoje, e principalmente neste momento que estamos vivendo”, disse Luz.
“Percebemos um aumento da violência contra a mulher, do feminicídio e da violência sexual contra crianças durante a pandemia, e acreditamos que os números são ainda maiores, pela subnotificação, já que a mulher tem mais dificuldade para denunciar, pois ela e as crianças estão dentro de casa, junto com o agressor”. A promotora falou ainda sobre os índices de Poços de Caldas. “Apesar de a cidade ter um índice de violência criminal baixo, a nossa violência destoa em relação ao feminicídio”, contou. “Temos poucos homicídios ligados ao tráfico de drogas, no entanto, proporcionalmente, muitos homicídios ligados à violência contra a mulher. Isto nos chama a atenção e mostra o quanto é importante falarmos sobre o assunto”.
A programação do Mês da Mulher da Unimed Poços teve início no dia 5 de março, com a divulgação, nas redes sociais, de mensagem da médica Tania Maran Magalhães, diretora de Controle da Cooperativa, e entrega de brinde com mensagem para todas as colaboradoras, na manhã do dia 8. Até o dia 31 serão divulgados vídeos, nas redes sociais da Unimed Poços, ensinando técnicas de meditação e relaxamento e dando dicas de como lidar com conflitos familiares, ajudando a preservar a harmonia em casa; ajudar os filhos com os estudos e manter a saúde física e mental.
Acompanhe a Unimed Poços pelas redes sociais – @unimedpocos (Facebook, Instagram e Linkedin).