Construção do Hospital do Câncer, ampliação do Setor de Hemodiálise e regularização na entrega de medicamentos a pacientes diabéticos. Essas foram algumas demandas apresentadas pelos vereadores Lucas Arruda (Rede) e Tiago Braz (Rede), durante reunião com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, em Belo Horizonte. O encontro contou, também, com a presença do deputado estadual Cássio Soares, que intermediou todo o contato, do assessor Institucional da Secretaria de Estado de Saúde, Ibiraty Martins Júnior, do superintendente do Hospital da Santa Casa, Luiz Ricardo de Souza Sá e do responsável técnico da UNACON (Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia) de Poços, Dr. Tobias Botrel.
De acordo com os vereadores, o aumento dos atendimentos oncológicos no município é uma reivindicação antiga, que se arrasta desde 2010. Eles lembram da celebração de convênio para a construção do Hospital do Câncer no valor de R$ 10 milhões, recursos estes que foram cancelados posteriormente, e do lançamento da pedra fundamental pelo então governado de Minas Alberto Pinto Coelho, no ano de 2013. “No entanto, mesmo com essas ações, até o momento nada foi efetivado. Acreditamos que é fundamental essa construção do Hospital do Câncer, visando ampliar os atendimentos na área oncológica, proporcionando mais conforto e assistência à população. Agradeço ao deputado Cássio por ter intermediado esse encontro e se colocado à disposição da nossa cidade para pleitear as melhorias”, diz Lucas Arruda.
Diante da demanda levantada, a Secretaria de Estado de Saúde se comprometeu a avaliar toda a situação a fim de viabilizar os recursos necessários. “ O secretário entende a importância do pleito e ficou de estudar instrumentos para viabilizar esses recursos. Com relação à Hemodiálise na Santa Casa, existem, atualmente, 20 cadeiras, no entanto há um número expressivo de pacientes. Temos moradores que precisam se deslocar a outras cidades, três vezes por semana, e essa melhoria seria de extrema importância”, pontuam os parlamentares.
Outro assunto em pauta na reunião foi a dívida do Estado com a Santa Casa, no que diz respeito ao pagamento do chamado extrateto. Para os vereadores, é preciso agilizar esse pagamento a fim de melhorar o fluxo de atendimento. “Foi muito importante esse encontro para podermos levar a realidade de Poços e pleitear as ampliações, a construção do Hospital do Câncer, a quitação das dívidas e os medicamentos para os diabéticos. Fico feliz por essa agenda positiva, saímos na expectativa que em breve as ações sejam executadas. Agradeço ao deputado Cássio Soares por essa representatividade, deixando seu gabinete à disposição para as demandas do nosso município, não só da Saúde, mas de outras áreas também”, afirma Tiago Braz.