A Câmara de Poços aprovou, na última semana, a convocação da secretária municipal de Educação para explanar, entre outros temas, sobre a falta de vagas em creches e encerramento parcial das atividades no CEI Dom Bosco. O Requerimento n. 2.344/2024 é de autoria do vereador Tiago Braz (Rede), assinado também pelo vereador Lucas Arruda (Rede).
Segundo Tiago, a notícia recebida através de pais de alunos de que as atividades do CEI Dom Bosco serão parcialmente encerradas causou bastante preocupação. “Fizemos essa convocação, porque pais de alunos foram surpreendidos, nos últimos dias, com a informação de que algumas turmas de lá serão fechadas a partir do ano que vem e que as crianças serão remanejadas para outros locais. O que queremos é entender como foi o planejamento disso, por que não houve o diálogo com as famílias e por que não se pensou em um fechamento gradativo. Isso nos preocupou, já estamos com um número alto de falta de vagas, não há movimento para ampliação e, agora, essa notícia de fechamento, trazendo prejuízos para a zona leste, que já tem uma demanda grande”, comenta.
O parlamentar ressalta que uma situação dessa natureza precisa ser estudada e as ações tomadas de forma cautelosa. “Vivenciar mudanças repentinas é uma situação que desencadeia fortes emoções, principalmente nas crianças em fase de desenvolvimento. Além disso, a experiência de lidar com uma nova rotina pode gerar dificuldades de adaptação e regressão no aprendizado, sendo necessário dialogar e realizar uma construção coletiva com os pais e todos envolvidos neste processo, apresentando um planejamento elaborado para o gerenciamento desa transição e cuidados específicos com os alunos e familiares”, diz trecho do Requerimento.
Para Lucas Arruda, a questão da falta de vagas em Centros de Educação Infantil traz diversos problemas às famílias. “Muitas famílias estão sofrendo com esse problema, isso afeta o desenvolvimento da criança e traz transtornos às famílias, que precisam buscar renda para cobrir todas necessidades e não possuem local adequado e seguro para as crianças. Estamos companhando de perto e cobrando soluções nesse sentido”, diz.
Outros dois temas estão na pauta da convocação: manutenções/ampliações de escolas, creches e unidades do Programa Municipal da Juventude e planejamento para implantação da Lei n. 9824/2024, que dispõe sobre a realização de atividades, cursos e campanhas para combater o racismo nas instituições de ensino públicas durante o ano letivo. A convocação será agendada pela Câmara de Poços.