A Unimed Poços manteve 100% de alta conformidade sobre a segurança do paciente. Esse é o resultado da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente referente ao ano 2021, recém-divulgado pela Anvisa. “Foram avaliados 21 indicadores de estrutura, processo e gestão de risco referentes às práticas de segurança, além de algumas questões gerais para caracterização do serviço de saúde. As informações relativas aos indicadores de estrutura referem-se às condições de estrutura organizacional para o cuidado seguro e os dados sobre os indicadores de processo são referentes às práticas com os pacientes” explica a coordenadora do setor de Gestão de Riscos da cooperativa de saúde, Eliane Félix Prado.
A avaliação é uma ação regulatória não normativa adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), desde 2016 nos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). Ela é feita mediante um formulário eletrônico com documentos comprobatórios para mensurar indicadores baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa e faz parte do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025.
“A Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente é uma importante estratégia para a promoção da cultura da segurança institucional, enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde” afirma a gerente de Recursos Próprios, Marlene Cristina dos Santos.
O resultado mostra a eficiência das estratégias de segurança e gestão de riscos que são desenvolvidas na Unimed Poços. “Manter esse resultado de excelência é extremamente satisfatório para nós e vai ao encontro do trabalho realizado pelas equipes diariamente. Isso significa atendimento de qualidade aos pacientes, credibilidade e confiança” celebra José Julio Balducci, Técnico Médico e diretor de Recursos Próprios.