Implantado há dois meses, o Serviço atende 293 beneficiários e tem alcançado excelentes resultados
A Covid-19 tem provocado muitas sequelas na maioria dos pacientes, que reclamam de cansaço, problemas respiratórios e fraqueza muscular. A recuperação para boa parte das pessoas é um processo lento, gradativo, que exige vários cuidados e orientação especializada.
Com o objetivo de ajudar o beneficiário que teve a Covid-19 na reabilitação e, consequentemente, na melhoria de sua qualidade de vida e no retorno às atividades do dia a dia, a Unimed Poços implantou o Serviço de Reabilitação Pós-Covid. Ele é realizado no Espaço Viver Bem e coordenado por uma equipe multiprofissional formada por médico pneumologista, fisioterapeuta, nutricionista, além da equipe de apoio. O serviço oferece ao paciente um programa de exercícios individualizado, suporte psicológico e nutricional e orientações educativas a respeito dos principais fatores de risco.
Assim que um caso é confirmado no Pronto Atendimento do Hospital Unimed Poços, o nome do paciente entra imediatamente no nosso sistema de acompanhamento da Covid-19. Ele é contactado por uma das enfermeiras da equipe, para avaliar as suas condições gerais, passar orientações sobre como proceder durante o período de isolamento e agendar uma consulta médica com a pneumologista ao final de sua quarentena. Esse agendamento também pode ser solicitado por qualquer um dos médicos da Unimed que estejam tratando pacientes com Covid-19.
“O objetivo da consulta com a pneumologista é avaliar se o paciente tem algum grau de insuficiência respiratória ou outras sequelas relacionadas à Covid-19, se está totalmente recuperado ou vai precisar de algum tipo de acompanhamento”, destaca o médico Odilon Trefíglio Neto, presidente da Unimed Poços. “Se necessário, ele é encaminhado aos profissionais que fazem parte do Serviço de Reabilitação Pós-Covid-19, como fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogo. Os resultados têm sido excelentes e estamos muito felizes com a satisfação dos nossos beneficiários com o Serviço”.
Ricardo Magno Marcondes, 45 anos, é um dos beneficiários da Unimed Poços que participa do Serviço de Reabilitação. Ele teve Covid-19 no início de dezembro e ficou 15 dias internado, sendo 9 na UTI intubado. “A gente sai muito debilitado, ansioso, com medo de tudo”, lembra Ricardo. “A atenção dos profissionais, tanto da médica, como da nutricionista, psicóloga e o fisioterapeuta estão me ajudando muito. Já recuperei a força muscular, equilíbrio e postura, e já não sinto cansaço. Este serviço é essencial para todos que tiveram a doença, mesmo que não tenham precisado ficar em UTI ou ser intubado”.
Atualmente, o Serviço de Reabilitação Pós-Covid da Unimed Poços atende 293 pacientes.