Atendimento da unidade cresceu mais de 100%
A prestação de serviço na Unidade de Pronto Atendimento – UPA – tem sido motivo de preocupação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas – Sindserv. Além dos casos contínuos de Covid-19, as síndromes gripais e outras ocorrências têm sobrecarregado em demasia o desempenho dos servidores.
A presidente sindical, Marieta Carneiro, ressaltou que o atendimento na unidade teve aumento de mais de 100%, lembrando ainda que a UPA presta serviço de urgência e emergência, com portas abertas para pacientes de Poços e região.
Além disso, recentemente foi implantado na unidade um setor especifico de controle de medicamentos, contudo a sala fica distante do atendimento aos pacientes. E esta logística tem dificultado o acesso dos profissionais aos remédios, prejudicando assim o atendimento imediato, comprometendo a rapidez e eficiência.
Para tentar amenizar esses impactos, a diretoria do Sindserv esteve em reunião com servidores e coordenadores da UPA, além das secretárias de Administração e de Saúde. “Levamos essas demandas ao conhecimento da administração, pedindo que providências sejam tomadas o mais rápido possível, a fim de evitar problemas maiores que possam afetar a saúde desses pacientes e as condições de trabalho dos servidores”, explicou Marieta.
A Entidade Sindical também ressaltou a importância do Hospital de Campanha no atendimento aos pacientes com Covid-19. Nesse sentido, segundo Marieta, a UPA não ficaria tão sobrecarregada, reduzindo o fluxo de pessoas no local.
Outra questão levantada pelos servidores foi a falta de segurança. “Nos solicitaram ainda mais segurança devido a esse fluxo intenso. Os servidores estão se sentindo inseguros, uma vez que a UPA conta hoje com apenas um Guarda Municipal’, destacou.
Marieta finalizou lembrando que a demanda na UPA é imensa e como não é realizado concurso público há algum tempo, os servidores estão tendo que se desdobrar por longas jornadas de trabalho, o que vem gerando muitos casos de estresse e exaustão. “A secretária de Administração e a de Saúde se comprometeram a buscar soluções e resolver essas questões o mais rápido possível para que os serviços prestados na UPA não venham a ser prejudicados”, concluiu.