A equipe brasileira feminina de Cricket ou Críquete, com 15 atletas, vai disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo, em novembro, provavelmente em Miami (USA). E o que chama a atenção é que 10 dessas atletas, com idade entre 16 e 23 anos, são poços-caldenses, e 9 delas, conheceram o esporte por meio do projeto de Lei de Incentivo Municipal ao Esporte. “Se tudo der certo Poços de Caldas vai representar o Brasil na Copa do Mundo de Críquete. Além das 10 meninas, temos dois rapazes na seleção masculina”, explicou Matthew Ross Featherstone, coordenador do projeto em Poços, presidente do Cricket Brasil e representante do Comitê Internacional de Cricket .
O professor Matthew conta que a notoriedade de Poços com o esporte é tão grande que logo mais poderemos ter essa história documentada em vídeo em plataformas de streaming. “Várias empresas me procuraram e querem fazer um documentário sobre o esporte aqui na cidade”. As aulas, que serão retomadas gradualmente, voltarão a ser realizadas na Sede de Cricket, no Country Club , na Associação de Assistência aos Deficientes Visuais, APAE, nas 9 unidades do Programa Municipal da Juventude, Parque Municipal ,Parque Ecológico, Projeto Bem viver, Casa do Menor, Casa do Caminho, Projeto Criança Feliz, Galpão das Artes, Associação Atlética Caldense e Centros de Artes e Esportes Unificados(CEUs).
O projeto na cidade tem 5 mil crianças e adolescentes inscritos, entre os 7 e 18 anos. As aulas serão retomadas aos poucos e a expectativa é aumentar mais 2 mil vagas para os jovens de Poços. “Para nós é um grande orgulho Poços ser considerada a capital brasileira do Cricket. Um esporte que veio da Inglaterra e conquistou milhares de crianças e adolescentes na cidade”, declarou o prefeito Sérgio Azevedo. O papel social do esporte foi salientado pelo vice-prefeito Júlio César Freitas. “Mais do que a prática, temos que reconhecer o impacto social que o esporte apresenta. A modalidade consegue atrair e conquistar crianças que poderiam estar tomando caminhos ruins. É uma referência para nossa cidade”.
Quem tiver interesse em fazer a aula de Críquete pode procurar a Secretaria Municipal de Esportes pelos telefones 3697-2338 /3697-2083. “ Em 2028, quando o Cricket voltar a ser modalidade Olímpica, teremos mais representantes de Poços para nos orgulharmos”, conclui o professor Matthew Ross.
O Críquete
O críquete (em inglês: cricket) é um esporte que utiliza bola e tacos, cuja origem remonta ao sul da Inglaterra, durante o ano de 1566. No Brasil, ficou conhecido como taco.
Os ingleses que chegaram ao Brasil trouxeram seus costumes e cultura como o críquete, futebol e rugby. Atualmente, o país está presente como membro associado no Conselho internacional de Críquete.
** As fotos dos atletas foram tiradas antes da pandemia