O médico Frederico Toledo Dall’Orto não é mais o secretário de Saúde. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 17, durante da entrega de 3 novas ambulâncias pelo Governo Federal, que irão integrar o serviço do Samu no município.
Ao anunciar a exoneração, o prefeito Paulo Ney disse que o desligamento aconteceu a pedido de Dall’Orto. Para solicitar o afastamento, o agora ex-secretário alegou que deixa a administração para se dedicar a um grupo internacional de pesquisas.
Em seu lugar, assume a secretaria o também médico Luiz Augusto de Faria Cardoso, que desde janeiro exercia a função de secretário adjunto. E para o cargo de adjunto, foi nomeado José Gabriel Baeta, que até então exercia a função de diretor do Departamento de Gestão Administrativa e financeira da pasta.
Novas ambulâncias e mutirões
Com a chegada das novas ambulâncias, a estimativa da administração é de uma economia superior a 2 milhões desde a rescisão do convênio anterior, já que agora haverá economia com aluguéis. Pelo antigo convênio, o município desembolsava cerca de R$ 90 mil mensais com o aluguel de ambulâncias para o Samu. Com as três novas ambulâncias, esse valor cairá para cerca de R$ 20 mil por mês com ampliação dos serviços, representando uma economia superior a 800 mil reais por ano.
Durante a cerimônia, também foi anunciada a retomada dos mutirões para atender à alta demanda em espera por cirurgias e exames, iniciando-se pelas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia destacando-se também os esforços para equalização das filas de tomografia sem contraste ambulatorial, fisioterapia e colonoscopia.