sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioCulturaSecretário de Cultura de Poços lança em BH carta pela aprovação do...

Secretário de Cultura de Poços lança em BH carta pela aprovação do projeto de lei Descentra Cultura

Documento foi destinado, especialmente, ao Legislativo Mineiro, e também à imprensa, pesquisadores e universidades 

Ressaltar a importância do Projeto de Lei Descentra Cultura (PL 2.976/2021) para fomento da área nos diversos municípios mineiros foi um dos objetivos da carta aberta apresentada no encerramento do 5ª Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turístico, promovido no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Destinado especialmente ao Legislativo Mineiro e também à imprensa, pesquisadores e universidades, o documento recebeu assinaturas do presidente da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais e secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, e do presidente da Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur), Marcus Vinícius da Costa Januario.

O texto pontua a necessidade de aprovação do PL para ampliar o número de beneficiários do interior aptos a acessar o sistema estadual de financiamento e “para que o Sistema Estadual de Cultura seja realmente de todos os 853 municípios do estado e não apenas circunscrito aos maiores municípios”. 

Em sua fala, o presidente da Rede de Gestores e secretário municipal de Cultura de Poços de Caldas, Gustavo Dutra, reforçou os próximos passos da iniciativa: “Esta carta aberta será encaminhada ao Legislativo Mineiro e aos outros diversos órgãos, Rede de Gestores e Fecitur, na aprovação urgente do PL Descentra”.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, agradeceu a presença de autoridades e destacou o trabalho alinhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Registro meu muito obrigado pela presença e apoio de vocês na Assembleia. Eu costumo dizer que 50% do trabalho nós fazemos, e 50% é parte da Assembleia, que, às vezes, consegue fazer até mais, como no caso da aprovação do Descentra Cultura. Minas Gerais registra crescimento de sua atividade turística em 720% acima da média nacional”, afirmou Oliveira.  

O PL Descentra Cultura foi proposto pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e modifica a Lei 22.944/2018, que institui o Sistema Estadual de Cultura, o Sistema de Financiamento à Cultura e a Política Estadual Cultura Viva, a fim de ampliar a todas as regiões do estado o acesso aos mecanismos do sistema estadual de financiamento.

Três dias de intensa programação

Com início na terça-feira, 1º de agosto, o 5º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos foi o segundo realizado em 2023. Foram três dias intensos de programação com palestras, rodas de conversa, mesas redondas, workshops e atrações culturais nos diversos espaços do Palácio das Artes. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com Associação Mineira de Municípios (AMM), a Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur). 

Para a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa, esse projeto garante maior interlocução entre Estado e municípios. “Cada vez mais estamos mais próximos dos municípios. E isso é algo que sempre ressaltamos: municípios fortes, Estado forte. É o que temos construído: políticas públicas reais para a Cultura e o Turismo, discutindo assuntos importantes e colocando em pauta a integração entre as duas pastas”, sublinhou Pedrosa.

O subsecretário de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, também pontuou como a iniciativa viabiliza o diálogo e a possibilidade de novas articulações entre os participantes. “Os encontros de gestores são um momento de troca de experiências, de alinhamento das ações, de capacitação desses agentes que são a ponta da política pública, tanto da cultura quanto do turismo. É uma satisfação enorme realizarmos mais uma edição, e esperamos que a cada ano esse encontro cresça mais”, comemorou Júnior. 

Empreendedorismo feminino

Na quinta-feira, dia 3, um dos destaques foi a palestra “Empreendedoras no Turismo: mulheres impulsionando negócios e transformando destinos”, mediada pela secretária-adjunta Milena Pedrosa.  “Essa mesa buscou trazer a inspiração, o poder do feminino, que é para além do ser mulher e abrange o cuidado com os laços humanos. É justamente ressaltar a importância de trabalhar pelo desenvolvimento social e econômico do estado, de uma forma mais humana, com a escuta, o acolhimento e o olhar para o coletivo, algo que a cultura e o turismo conseguem fazer”, comentou Pedrosa. 

Participaram desse encontro a cafeicultora e empresária Carmem Lúcia Chaves de Brito, a representante da Associação Mineira de Hotéis de Lazer, Fabiana Amila, e a produtora Nilceia Vilela, da Queijaria Quintal do Glória, na Serra da Canastra. 

Incentivo à cultura

O evento contou com a palestra “O papel transformador da Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc”, compilado de informações atualizadas sobre os recursos que viabilizarão mais incentivo à cultura no estado.

“Os estados estão tendo treinamentos contábeis referentes à Lei Aldir Blanc 1, e o de Minas Gerais será em 16 de agosto”, informou o subsecretário de Cultura, Igor Arci.

Ele também lembrou a importância do preenchimento da planilha orçamentária e da Certidão Negativa de Débito (CND) por parte dos municípios. Além disso, foram debatidas dúvidas sobre editais: quem pode participar e descentralização dos recursos, assim como a importância da participação da sociedade civil para a elaboração dos editais e de políticas efetivas.

Fonte: Agência Minas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes