O “Dia Mundial da Segurança do Paciente” é celebrado no dia 17 de setembro e, com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde, gestores e pacientes sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde, o Núcleo da Qualidade, juntamente do Núcleo de Segurança do Paciente e Núcleo de Educação Permanente da Santa Casa realizaram entre os dias 14 e 15 deste mês um evento para todos os colaboradores e equipes da Instituição, reforçando a conscientização da importância na atenção aos cuidados envolvendo administração de medicamentos.
A equipe realizou uma parada obrigatória aos funcionários da Santa Casa para reforçar a importância sobre o cuidado com o paciente e a medicação segura. Tal ação contribui para minimizar riscos e danos ao paciente, refletindo na melhoria da qualidade do cuidado prestado nos serviços de saúde do país.
“O tema da campanha deste ano escolhido pela OMS foi ‘Medicação Sem Dano’, trazendo para as instituições de saúde a conscientização sobre como os erros de medicação podem ocorrer quando algum processo está falho ou enfraquecido ou mesmo fatores humanos (como fadiga, más condições ambientais ou escassez de profissionais) afetam as práticas de prescrição, dispensação, administração e monitoramento dos medicamentos. De acordo com a Organização, práticas inseguras e erros de medicação estão entre as principais causas de danos evitáveis nos cuidados de saúde, podendo levar inclusive à morte”, explica a gestora de Qualidade da Santa Casa, Mayara Andrade Marcondes de Souza.