sexta-feira, abril 4, 2025
spot_imgspot_imgspot_img
InícioSaúdeSanta Casa de Poços recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Minas pelos...

Santa Casa de Poços recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Minas pelos 120 anos

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na quinta-feira, 27, uma Reunião Especial de Plenário para celebrar os 120 anos da Santa Casa de Poços de Caldas. Durante a cerimônia, presidida pelo deputado Charles Santos, foi ressaltada a importância da Santa Casa para a população de Poços de Caldas e de todo o Sul de Minas. O evento contou com a presença de vários deputados estaduais, dos deputados federais Pedro Aihara e Weliton Prado, vereadores de cidades da região e membros da diretoria e funcionários do Hospital.

O deputado Mauro Tramonte, autor do requerimento para a realização da solenidade, salientou o compromisso da Santa Casa com a saúde pública e a qualidade do atendimento prestado ao longo dos anos. Segundo ele, a homenagem foi uma forma de reconhecer a trajetória da instituição e sua contribuição para a comunidade.

“A Santa Casa faz um serviço de excelência, eu sou testemunha, porque nasci na Santa Casa, meus filhos nasceram na Santa Casa. Um dos meus filhos, quando se acidentou, foi tratado na Santa Casa e eu vi a dedicação de todos para salvar a vida dele. Acompanhei a Santa Casa desde que fui vereador e sempre a apoiei. No ano passado conseguimos destinar R$ 2 milhões para o Hospital e anteriormente lutamos para a implantação da UTI Neonatal. Este ano, enviaremos mais emendas, pois a Santa Casa merece todo o suporte pelo que representa para a região”, afirmou Tramonte.

Representando o hospital na solenidade, o superintendente Dr. Renan Vicente Starling Braga agradeceu a homenagem e ressaltou os avanços conquistados pela Santa Casa ao longo dos últimos anos.

“É muito gratificante participar desse momento de 120 anos. Estou há 12 anos na Santa Casa e vejo o progresso, a melhora e o crescimento da instituição. Hoje, temos o reconhecimento desse trabalho, dessa credibilidade retomada. Essa cerimônia na Assembléia Legislativa mostra que estamos no caminho certo, trabalhando pelo povo e cumprindo nossa vocação de atender cada vez melhor nossos pacientes”, declarou.

O provedor da Santa Casa, Marcos de Carvalho Dias, que também esteve presente na solenidade, destacou a histórica contribuição de sua família ao Hospital.

“A família Carvalho Dias está comprometida com a Santa Casa desde antes do meu tio-avô, Jorge Pio da Silva Dias, provedor perpétuo. Sua mãe, Dona Inesinha, minha bisavó, foi a primeira grande colaboradora do Hospital na compra do terreno e na construção do prédio na Rua XV de Novembro. Depois, com o andar dos tempos, aquele hospital começou a ficar pequeno e resolveu-se fazer o atual prédio da instituição. Nessa época, o Provedor da Santa Casa era meu tio-avô, Jorge Pio, que teve a ideia e junto com seu sobrinho, Miguel de Carvalho Dias, então Prefeito Municipal, iniciaram os planos de construir o novo Hospital. Esse tio, que não tinha herdeiros diretos, vendeu sua fazenda para construir o atual prédio. Além dele, vários parentes trabalharam voluntariamente na condução desta Entidade: meu avô Lindolpho Pio, meus tios Joaquim Bernardes, Joaquim José e Ernesto, meu pai Moacyr e hoje estou eu representando a família, sem nenhuma outra intenção a não ser colaborar para o seu engrandecimento. Espero que meus filhos e muitos amigos da sociedade de Poços de Caldas continuem contribuindo com a Santa Casa, com trabalho, amor e dedicação à população”, afirmou Marcos. 

O provedor também destacou a relevância histórica da instituição para a cidade: “120 anos não são 120 dias. A Santa Casa surgiu quando Poços de Caldas tinha apenas 33 anos de fundação. Desde então, nunca parou de funcionar, 24 horas por dia, ao longo de toda sua história. É a instituição mais antiga em atividade ininterrupta na cidade, um verdadeiro orgulho para todos nós”, concluiu.

A Santa Casa de Poços de Caldas, fundada em 1905, é referência regional em diversas especialidades médicas, incluindo oncologia, ortopedia, neurocirurgia e hemodiálise. A instituição também conta com um Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) para adultos e recém-nascidos. Com uma média de 45 mil procedimentos realizados por mês, a Santa Casa atende majoritariamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo essencial para a assistência médica da região.

A solenidade na ALMG reforçou a importância da Santa Casa para a população mineira e celebrou sua longa história de dedicação ao bem-estar da comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes