O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU completou nesta terça-feira, 7, mais um ano de atuação em Poços.
Ao longo destes 15 anos foram 756.701 ligações recebidas, 317.025 orientações feitas por telefone e 139.914 envios de viaturas. Em média, por dia são 130 ligações e por mês são 3.833 ligações recebidas.
A secretária-adjunta de Saúde, Rosilene Faria esteve na sede do SAMU para parabenizar os servidores pelo serviço prestado. “O trabalho realizado pelo SAMU em Poços é muito relevante. Temos excelentes servidores que atuam com amor, ciência, compromisso e humanização.”
Neste ano, o Samu de Poços implantou o aplicativo “192 Online” do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que ajudou a otimizar o trabalho visto que o app fornece no cadastro inicial do paciente contendo informações e particularidades de cada um, agilizando o trabalho e refletindo diretamente na eficiência do trabalho prestado pela equipe.
O aplicativo está disponível para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sys4web.sso192onlineio) e IOS (https://apps.apple.com/br/app/192-online/id1435945643), além de fazer um cadastro prévio da ficha médica do paciente, a tecnologia permite que o usuário seja “monitorado” pela central de regulação quando for pegar a estrada, por exemplo.
Outro dado que infelizmente também aumentou, foi em relação ao número de trotes. Durante esses 15 anos, foram 174.436 ligações que não precisavam ser feitas, destas mais de 6 mil foram registradas somente neste ano.
A coordenadora de enfermagem, Rosimar Spinelli Sargaço Pinheiro Costa falou sobre o trabalho realizado pela equipe. “Atuar no Samu é mais do que um trabalho. É uma missão. Missão que cumpro com maior prazer. Debaixo de sol, chuva, temporal, frio, calor estaremos sempre prontos para o atendimento. E o lema é ” Missão dada, Missão cumprida!!!!”