segunda-feira, novembro 11, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
InícioTurismoRestaurante Fazenda do Osório será homenageado pela Frente da Gastronomia Mineira

Restaurante Fazenda do Osório será homenageado pela Frente da Gastronomia Mineira

Um dos maiores símbolos da cozinha mineira tradicional de Poços de Caldas, o Restaurante da Fazenda do Osório será homenageado pela Frente da Gastronomia Mineira (FGM), principal entidade de fomento e preservação da gastronomia de Minas Gerais. Localizado próximo a Cascata das Antas, o restaurante foi aberto ao público oficialmente em 1990, mas, desde 1986, já atendia por encomenda, principalmente para o preparo do frango caipira ao molho pardo da mestra cozinheira Dona Elzinha. A homenagem será nesta segunda-feira, dia 1º, às 15h, no Mercado Central em Belo Horizonte, capital mineira.

A Frente da Gastronomia Mineira constitui-se como um fórum participativo para reunir esforços pela defesa e promoção da gastronomia do nosso estado. Em toda Minas Gerais, existem iniciativas nesse sentido, mas foi necessário conectá-las. Sem personalidade jurídica, a FGM promove essa articulação por meio de um trabalho em rede que conta com representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor, formadores de opinião, empreendedores, profissionais e pesquisadores do tema, e todos aqueles que tenham interesse ou participação na cadeia gastronômica.

A homenagem ao Restaurante Fazenda do Osório resgata e valoriza a história de Seu Hélio e Dona Elza, integrantes do Lyons Club que participavam da barraca de comidas típicas da entidade na tradicional Festa Uai de Poços de Caldas, com o seu frango caipira ao molho pardo que encantava a todos que ali passavam. O sucesso era tanto que muitas pessoas solicitavam encomenda após o evento e, desta forma, a família começou a atender na fazenda para eventos.

Em 1990, Seu Hélio faleceu e a família precisou se organizar para enfrentar a nova etapa da vida. Foi assim, da necessidade de sobrevivência e da sabedoria da lida do fogão a lenha, que Dona Elza, seu filho Renato e sua nora Fabiana começaram, panela por panela e tacho por tacho, a trilhar a jornada com os sabores e saberes passados à beira do fogão a história do Restaurante da Fazenda do Osório.

“O restaurante nasce da necessidade de sobreviver. O que a gente tinha dentro de casa vendemos para o tratamento do meu pai. Mas, graças a Deus e aos amigos que temos em Poços de Caldas, a coisa deu certo. Nossos amigos vieram nos prestigiar e estamos aqui, mais de 30 anos depois, firmes e fortes, trabalhando em família e fazendo o que a gente gosta, a cozinha de Minas.”

Atualmente, Dona Elza não comanda mais o fogão a lenha, mas, como todo bom mineiro, os ensinamentos são passados a gerações futuras. Desta forma, Renato, sua esposa Fabiana, seus filhos Renata, Flávia e Fernando e sua esposa Yasmim estão lá, todos os finais de semana, fazendo a lenha estralar e as panelas perfumarem o salão.

Quem visita o restaurante se encanta com a rica e variada mesa de saladas de hortaliças e legumes cultivados na própria fazenda, com o fogão a lenha iluminando o local, com a fartura da tradição de Minas Gerais: leitoa à pururuca, torresmo, frango caipira com quiabo, ao molho pardo, batatas assadas, arroz branco e misturado, tutu de feijão, tropeiro, somente o feijão cozido, couve com aquele ovinho.

Para a mesa de sobremesa, tudo é feito ali na fazenda, de forma artesanal, no tacho de cobre e na colher de pau: doce de leite, com coco, com amendoim, de banana, figo, cidra, mamão, abóbora, goiabada e, claro, um queijinho bem mineirinho ao lado. Para muitos, a jornada encerra-se ali. Para outros, ainda há a apreciação dos licores feitos por Fabiana, nos sabores caqui, carambola, figo e jabuticaba.

Fabiana comenta sobre a importância da homenagem para o restaurante e para a família: “estamos muito felizes e emocionados. Esta homenagem é um reconhecimento do nosso trabalho feito por muitos anos. Cada comida aqui é feita com muito carinho e amor e agradecemos aos nossos amigos de Poços de Caldas que sempre vêm nos visitar e aos turistas que já são clientes”.

O secretário de Turismo de Poços de Caldas e presidente do Circuito Turístico Caminhos Gerais – entidade que coordena a Regional Sul da Frente da Gastronomia Mineira-, Ricardo Fonseca de Oliveira, também destaca o valor da homenagem. Para ele, “o Restaurante da Fazenda do Osório é um patrimônio culinário de Poços de Caldas, uma família linda e acolhedora que recebe todos com a melhor forma de dizer: sejam bem-vindos a Minas, com sua comida feita com amor. É assim que o povo de Poços de Caldas enxerga o Restaurante do Osório, como uma extensão de sua casa, cheia de memorias afetivas das nossas mineiridades. Para nós, é um orgulho enorme esta homenagem da Frente da Gastronomia Mineira”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários Recentes