Estão abertas até quinta-feira, 4 de agosto, as inscrições no Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Governo Federal, que disponibiliza bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições de ensino superior privadas. A oferta do segundo semestre de 2022 inclui 224 bolsas para ingressar na PUC Minas Poços de Caldas, distribuídas entre os cursos presenciais e de educação a distância (EAD). A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para a próxima segunda-feira, dia 8.
Podem participar do processo de seleção pessoas que ainda não tenham diploma de graduação e que se enquadrem nos critérios socioeconômicos adotados pelo ProUni. Um deles diz respeito à renda familiar bruta, que deve ser de até 1,5 salário mínimo por pessoa para concorrer às bolsas integrais e de até 3 salários mínimos por pessoa para concorrer às bolsas parciais. Neste semestre, são aceitas inscrições de alunos da rede pública e privada, que tenham ou não recebido bolsas ao longo do Ensino Médio, segundo ordem de prioridade estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) e descrita no edital.
As inscrições são realizadas no site: https://acessounico.mec.gov.br/prouni/. Neste mesmo endereço, são apresentadas todas as informações sobre o processo seletivo e condições do programa. Para se inscrever, o candidato deve ter realizado ao menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorridas em 2020 e 2021, e ter obtido, ao menos, 450 pontos na média de notas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação e nem ter participado do Enem como treineiro.
Interessados em ingressar na PUC Minas Poços de Caldas por meio do ProUni contam, ao longo do processo seletivo, com o auxílio do Apoio Comunitário, responsável pelos programas de bolsas da Universidade. É possível entrar em contato com o setor pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9219 ou pelo e-mail sacom@pucpcaldas.br.